Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 09 de Dezembro de 2008 às 15:09

    Imprimir


Mato Grosso está em quarto lugar entre os estados que lideram as ações propostas em todo país por unidades da Advocacia-Geral da União (AGU) contra empresários e agentes públicos envolvidos em fraudes e desvio de verbas federais.

De acordo com a Procuradoria-Geral da União (PGU), órgão da AGU, na Bahia foram ajuizadas 64 ações judiciais, enquanto em São Paulo o número chegou a 56. Já em Pernambuco, a PGU ingressou com 38 processos. Mato Grosso foi o quarto colocado, com 29 ações.

Conforme a assessoria do AGU são 1.276 processos, sendo a maioria dos acusados empresários e agentes públicos - prefeitos e ex-prefeitos, servidores, deputados e ex-dirigentes de instituições, como o extinto Departamento Nacional de Estrada de Rodagem (DNER), a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e a Caixa Econômica Federal (CEF).

Os processos estão relacionados a crimes de corrupção apurados na "Operação Sanguessuga", da Polícia Federal, e em condenações do Tribunal de Contas da União (TCU), além de denúncias encaminhadas pela Controladoria-Geral da União (CGU). A iniciativa faz parte da força-tarefa de combate à corrupção e à improbidade administrativa da PGU, composta por quase 40 advogados públicos.

O Diretor do Departamento de Patrimônio Público e Probidade Administrativa (DPP) da PGU, André Luiz de Almeida Mendonça, informou que a maior parte das demandas diz respeito a superfaturamento de valores em licitações do Governo e a fracionamento de compras para órgãos públicos. Ou seja: para conseguir dispensa da licitação, agentes públicos agiam em conluio com empresários e advogados para dividir as compras em várias partes e superfaturar os preços.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/168287/visualizar/