Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 08 de Dezembro de 2008 às 15:32

    Imprimir


Um total de 1.699 policiais militares, mais 223 homens da Polícia Judiciária Civil, além de 46 soldados do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso estarão engajados para garantir a tranqüilidade da população durante o período de compras natalinas. A operação “Natal com Segurança” terá início dia 12 de dezembro. Na manhã de hoje (08.12), jornalistas e representantes da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) conheceram as estratégias elaboradas pela Segurança Pública. Na próxima sexta-feira,(12), será realizado o lançamento da operação em solenidade na praça da República.

A Polícia Militar de Mato Grosso, a exemplo do que vem acontecendo há três anos, disponibilizará dois telefones para que a população possa denunciar ou solicitar atendimento na área central. Os telefones 3624-1052 ficará disponível em posto de atendimento a ser instalado na praça da República. Já o número 3624-1053 permanecerá durante o período da operação na praça Santos Dumont, na avenida Getúlio Vargas. Serão empregadas 120 viaturas e mais 50 motoclicletas.

“Também será disponibilizado aos empresários o serviço de acompanhamento de escolta para grandes valores. Nessa época do ano implementamos essa ação para evitar ações criminosas já que a movimentação bancária cresce consideravelmente nessa época do ano”, explica o comandante geral da Polícia Militar, coronel Antônio Benedito Campos Filho.

Serão montados 49 pontos demonstrativos da PM em toda Cuiabá e Várzea Grande. Eles serão compostos por dois policiais que podem realizar abordagens a pessoas e veículos. Barreiras policiais serão montadas ainda nas quatro pontes que interligam as cidades de Cuiabá e Várzea Grande. As Bases Móveis de Segurança também permaneceram em pontos estratégicos da área central em razão do aumento do fluxo de pessoas. O policiamento ostensivo (a pé e ciclístico) também será efetuado pelos policiais em áreas comerciais de bairros, como Grande Morada da Serra, CPA e Coxipó. Em Várzea Grande, na área da Couto Magalhães e Grande Cristo Rei.

“Todos os anos nós contamos com apoio dos nossos policiais, de maneira fundamental deixam a convivência com seus familiares para garantir a segurança da população”, explica o comandante. Para garantir o reforço no policiamento a escala de serviço sofreu alteração e o gozo de férias foi suspenso.

“Vale lembrar ainda que a população poderá fazer denúncias por meio do serviço de 0800-653939, que funcionava 24 horas. Os telefonemas podem ser feitos de qualquer parte do território nacional”, explica o coronel Campos Filho. Outras duas ações preventivas serão executadas. Palestras com empresários sobre a identificação de fraudes em cédulas e cheques, além da distribuição de panfletos com dicas de segurança e números das polícias.

Polícia Judiciária Civil

A diretora metropolitana, delegada Vera Rotildes, informou que equipes da Delegacia Móvel estão de prontidão para atendimento a população em áreas de grande fluxo, nas imediações dos três shoppings instalados na capital. Em razão da quantidade de documentos bancários expedidos nesse período, a Delegacia Fazendária também estará de prontidão para atuar. No total, serão envolvidos 223 policiais, sendo 10 dispostos em três equipes que irão atuar diariamente. Vinte e seis delegacias estarão ainda diretamente envolvidas na ação de Natal, além de 14 viaturas, e 24 policiais dos Centros Integrados de Segurança e Cidadania instalados em Cuiabá e Várzea Grande. Um telefone celular foi disponibilizado para tornar mais ágil ainda o atendimento de qualquer ocorrência.

Corpo de Bombeiros

“A prevenção é fundamental”. Com essa fala, o major Vicente Manoel de Deus, do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso explicou que 46 homens da Corporação estarão de prontidão na operação ‘Natal com Segurança’. Ele explicou ainda que em razão da análise estatística foi possível montar um esquema de ‘Postos Avançados’. Ou seja, equipes e unidades de atendimento estarão dispostas em áreas com tráfego intenso, como trevos da UFMT, Distrito Industrial, Rio Coxipó, Santa Rosa, viaduto do Araés, viaduto da Fernando Corrêa da Costa, área central da cidade, trevo do Lagarto e Posto Zero Km, ambos em Várzea Grande.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/168371/visualizar/