Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 04 de Dezembro de 2008 às 13:55
Por: Iara Biderman

    Imprimir


A pressão arterial baixa está relacionada ao aumento do risco de doença cardíaca em pessoas mais velhas, diz estudo do Centro Médico da Universidade Erasmus, de Roterdã, publicado no "Journal of the American Geriatrics Society".

Foi estudada a hipotensão ortostática, que ocorre quando, ao levantar-se de uma posição deitada, há uma redução igual ou maior a dois pontos na pressão arterial sistólica -por exemplo, quando a pressão cai de 12 por 8 para 10 por 8.

Foram acompanhadas por sete anos 5.064 pessoas com no mínimo 55 anos. Os pesquisadores concluíram que a queda na pressão arterial aumentou em 31% o risco de doença coronária e em 22% a mortalidade.

Ricardo Pavanello, supervisor de cardiologia clínica do HCor (Hospital do Coração), de São Paulo, diz que 1/3 dos idosos apresentam hipotensão.

Segundo ele, ao levantar, o sangue é direcionado para o abdômen e para as pernas, diminuindo o retorno ao coração, o que causa aumento da freqüência cardíaca e vasoconstrição, até o organismo se adaptar à nova posição.

"Nos mais velhos, a velocidade para a acomodação [do fluxo sangüíneo] é menor, por isso a hipotensão ortostática é mais comum."

A hipotensão ortostática não é tratada com medicamentos. As recomendações para evitá-la são não se levantar bruscamente; quando se está deitado, sentar antes de ficar em pé; hidratar-se bem; não ficar longos períodos em jejum; fazer atividades aeróbicas, mas nunca logo após as refeições; evitar saunas e banhos muito quentes.





Fonte: Folha de S.Paulo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/168478/visualizar/