Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 04 de Dezembro de 2008 às 13:47

    Imprimir


A Nasa (agência espacial norte-americana), anunciou nesta quarta-feira (3) que perdeu as esperanças, de forma definitiva, de recuperar a sonda Phoenix, que confirmou a existência de água em Marte. Agora, a sonda se torna integrante do "ferro velho" de Marte.

Um comunicado do JPL (Laboratório de Propulsão a Jato, em inglês) afirmou que, após quase um mês de esforços para recuperar as comunicações, a agência deixou de utilizar as sondas que orbitam o planeta para "ressuscitar" a Phoenix e voltar a escutá-la.

"Como esperado, a redução da luz solar (no pólo norte de Marte) deixou a Phoenix, que operava com baterias solares, sem energia para mantê-las carregadas", afirmou a Nasa. A comunicação final da Phoenix foi um breve sinal recebido por meio da sonda Mars Odyssey na terça-feira (2).

No entanto, a Nasa expressou satisfação com o fato de a sonda ter funcionado dois meses a mais do que o previsto e ter alcançado seus objetivos científicos. A Phoenix está em Marte desde 25 de maio deste ano, explorando o solo.

No entanto, a chegada do inverno na região diminuiu a luz solar ao ponto de que as baterias não forneciam energia suficiente nem podiam manter a temperatura em seus sistemas.

O inverno marciano foi "um fator que contribuiu para a perda de comunicações, mas esperávamos que uma variação do clima nos desse outra oportunidade de restabelecer o contato", afirmou Chris Lewicki, cientista da missão "Phoenix" no JPL.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/168481/visualizar/