Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 04 de Dezembro de 2008 às 10:22

    Imprimir


O Museu de Arte Sacra será reinaugurado na próxima sexta feira (05.12) às 19h, no Seminário da Conceição “Igreja Bom Despacho”, em Cuiabá. Na ocasião acontecerá o lançamento do projeto Natal de Luz, do Museu de Arte sacra em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura. O Museu será sede do Natal de luz de cinco de dezembro, a nove de janeiro.

O Seminário Nossa Senhora da Conceição está localizado no Morro do Bom Despacho ao lado da Igreja do Bom Despacho. O Seminário, além de educandário, transformou-se em enfermaria por ocasião da epidemia de varíola em 1867, e quartel-general na luta entre os partidos políticos em 1906.

Abrigou ainda o Instituto Histórico e Centro das Letras, durante a gestão de D. Francisco de Aquino Corrêa, de 1922 a 1956. Em 1964, a ação religiosa do Seminário transferiu-se para o Seminário do Cristo Rei, em Várzea Grande, sendo naquele ano instalada a Rádio Difusora Bom Jesus de Cuiabá.

A preservação desse monumento histórico tem sido uma constante preocupação da Fundação Cultural de Mato Grosso, que em 1977 efetuou o tombamento através da Portaria n.º7/77, publicada do Diário Oficial em 13/10/77, como Patrimônio Cultural Estadual Edificado e ali instalado o Museu de Artes Sacra em 10/03/80.

Esse museu possui peças oriundas do século XVIII, remanescente da antiga Catedral do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, demolida em 1968, e da Igreja Nossa Senhora do Rosário, além de doações particulares.

A reinauguração deste aparelho cultural vem suprir a necessidade de se devolver à sociedade mato-grossense, bem como aos turistas que visitam esta região do país, um dos mais belos espaços culturais do Estado de Mato Grosso, que se constitui no abrigo do maior conjunto de artes nos estilos barroco, rococó e neoclássico existente em todo o território mato-grossense.

Com um acervo bem significativo, este museu é guardião da memória e do passado da cidade. Está instalado no Seminário da Conceição que é considerado o berço da educação cuiabana e foi o primeiro estabelecimento de ensino secundário de Mato Grosso. Possuindo um acervo formado por peças da antiga Matriz, demolida em 1968 e também proveniente da Igreja do Rosário e São Alfaias, pratarias, imagens, paramentos, retângulos e indumentários, bíblias e estátuas, peças estas datadas dos séculos XVII, XVIII, XIX e XX.

Restauro- O restauro das peças do Museu de Arte Sacra vem sendo desenvolvido com recurso da Secretaria de Estado de Cultura. Todos os trabalhos de restauro são gerenciados pela Ação Cultural - Associação dos Produtores Culturais de Mato Grosso instituição proponente dos projetos e gestora do Seminário. O projeto de restauro do Seminário da Conceição tem o apoio do Governo Federal e investimento da John Deere via Lei Rouanet.

Segundo Viviene Lozi, Diretora Geral da Ação Cultural e gestora dos espaços (Seminário e Museu) o objetivo de toda essa ação é de "preservar este patrimônio histórico, revitalizar, modernizar o seu entorno, identificar as suas funções culturais, sociais e educacionais, buscando a reintegração do prédio no cotidiano da cidade, garantia de uso público, resultando em benefícios efetivos à população tanto do ponto de vista econômico quanto turístico".

Inauguração e projeto Natal de Luz-No dia 05 na reinauguração do Museu de Arte Sacra, uma parte deste acervo já restaurado estará à disposição da população para visitação.

Na sua programação serão realizadas duas exposições, além das peças do Museu, de Bíblias Antigas do Séc. XV, XVI, XVII, XVIII e XIX – coleção da Livraria O Belo Artístico de São Paulo e exposição de presépios idealizados por artesãos de Cuiabá nas mais diferentes técnicas.

“Teremos também até o dia 14 de dezembro, apresentações diárias de Corais de Cuiabá e Várzea Grande, e da Orquestra de Mato Grosso. Todas as sextas-feiras a partir do dia 05 serão realizadas no Museu uma Feira de Gastronomia e de Artesanato em parceria com a AMPA, onde a população poderá desfrutar o melhor da comida e do artesanato regional, além de uma programação de shows com músicos regionais, e todos estão convidados”, destaca a diretora da ação.

Informações: Viviene Lozi- 65 3028-6285 / 3028-6286

Móvel: 65 8409-9631





Fonte: SEC-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/168504/visualizar/