Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 04 de Dezembro de 2008 às 08:13

    Imprimir


A paralisação das atividades no Intituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) preocupa setores da economia, como a indústria madeireira e, especialmente, a pecuária. Os pecuaristas têm dificuldade para declarar a vacinação do rebanho contra a febre aftosa e os frigoríficos já começam a contabilizar prejuízos.

O Indea ainda não foi notificado da decisão judicial que obriga atendimento imediato aos pecuaristas. Com a greve as emissões de guia de transportes animal estão interrompidas. Sem o documento o gado não pode ser abatido e os frigoríficos temem problemas para cumprirem contratos de exportação, hoje a escala de abate já deve ser reduzida.

De acordo com o pres. do sindicato dos frigoríficos/MT, Luís Antônio de Freitas, a redução é de aproximadamente 50% do volume da abate e a partir de sexta-feira 100% deixará de ser abatido e com isso prejudicará um faturamento de R$ 20 milhões por dia nas indústrias frigoríficas do Estado de Mato Grosso.

Mas os consumidores ainda não devem sentir os reflexos da paralisação porque há carne suficiente no mercado interno. Luís Antônio revela ainda que a carne não deve aumentar em função do estoque que existe dentro dos armazéns, frigoríficos e mercados. "Acredito que o consumidor neste momento ainda não deve ter tanta preocupação e torcendo para que isto se resolva logo", disse o presidente do sindicato.

O sindicato dos trabalhadores disse que 30% dos cerca de 600 servidores estão trabalhando nas barreiras. Informou também que as emissões de guia de transporte animal não estão sendo emitidas e que a categoria vai apresentar defesa à Justiça.

O sindicato da categoria informou que o governo ainda não cumpriu o acordo com os funcionários do Indea. Eles também cobram revisão do plano de cargos, carreiras e salários que corrijam a implantação dos subsídios feita em 2002. Os servidores querem uma equiparação salarial nos cargos de fiscais. Pois existem funcionários que trabalham como fiscais, não tem formação específica para a função e ainda ganham mais que outros fiscais.

Quanto ao prazo para declarar a vacinação do rebanho, o presidente do Indea decidiu que haverá uma prorrogação de 10 dias, contados a partir do retorno das atividades no órgão.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/168521/visualizar/