Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 02 de Dezembro de 2008 às 10:01
Por: Ubiratan Braga

    Imprimir


O deputado José Riva (PP) pretende ver funcionando em Cuiabá, um Planetário. Para consolidar este propósito fará gestão junto ao governo do estado e a bancada federal no Congresso Nacional. A proposta também será reforçada junto a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec). A proposta atende anseio de várias comunidades estudantis, principalmente, dos amantes da astronomia.

Hoje estão instalados e em funcionamento 26 planetários fixos e vários planetários móveis. Há planetários em fase de instalação e novos projetos estão sendo desenvolvidos em diversas cidades brasileiras.

Planetários são equipamentos ópticos, mecânicos, elétricos ou eletrônicos que têm a finalidade de reproduzir artificialmente o aspecto do céu. São também chamados de observatórios.

O Planetário de São Paulo, instalado no Parque Ibirapuera, foi o primeiro construído no Brasil e o primeiro planetário Zeiss no hemisfério sul da Terra, sendo inaugurado em 26 de janeiro de 1957. Durante mais de uma década, foi o único em funcionamento no Brasil e até alguns anos passados foi o maior planetário do hemisfério sul do planeta.

Até 1970, o único planetário aberto ao público, no Brasil, era o de São Paulo, localizado no Parque Ibirapuera.

A indicação de Riva para os cuiabanos se justifica dada a importância para a educação, difusão científica, cultura e turismo.

“No planetário, o ensino de ciências pode ser feito de forma moderna, dinâmica e lúdica. Para muitos, uma visita aos astros nessa modalidade é simplesmente uma experiência fascinante e inesquecível”, diz Riva.

A proposta do parlamentar progressista visa dotar a Capital e regiões de um importante centro de lazer cultural e cientifico, dirigido a todas as faixas etárias e camadas sociais.

Riva argumentou que ao criar um Planetário também evidenciará abertura de espaços na economia. “Isto pode ser complementando como lanchonetes, loja de souvenirs, exposições, locais para apresentações artísticas e outros empreendimentos”, disse lembrando que: “Com isso, novos postos de trabalho serão abertos dando oportunidade a professores, monitores, artesãos, artistas diversos, seguranças, profissionais de administração, limpeza, em fim, gera emprego e renda, além de aquecer a economia local”.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/168670/visualizar/