Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 25 de Novembro de 2008 às 08:24
Por: Creuza Medeiros/Sergio Fernand

    Imprimir


O Governo de Mato Grosso, por meio da Seduc, trabalha para melhorar o desempenho do Ensino Médio. Em 2007 foi iniciado o Projeto de Ensino Médio Integrado (Profissionalizante) em cinco escolas. E, para 2009 o Ensino Médio Profissionalizante será implantado nas cidades com mais de 20 mil habitantes. Por isso, está sendo realizado redimensionamento de matrículas em todas essas cidades e cada escola terá laboratórios de Física, Química, Biologia, Matemática, Informática e Linguagens.

Outras adaptações dizem respeito às escolas e aos profissionais que vão trabalhar no Ensino Médio Profissionalizante. As instituições serão exclusivas para o Ensino Médio, com Projeto Político Pedagógico voltado para a modalidade. A carga horária será superior à ministrada hoje, com professores ministrando aulas em uma única escola de Ensino Médio.

Uma parceria do MEC, Seduc, Cefapros, Unemat e Cefets vai garantir Formação Inicial e Continuada para os profissionais do Ensino Médio.

“Até 2011, a expectativa, é que tenhamos o Ensino Médio Integrado em todos os municípios de Mato Grosso, garantindo assim a melhoria da qualidade de ensino”, acredita o secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes Sousa.

Outra medida que já está sendo adotada é a instalação de bibliotecas e ampliação de acervos nas escolas, o que vai melhorar o nível de leitura, provocando melhorias no desempenho da Redação.

No Ensino Fundamental, com as ações empreendidas no período de um ano, a Educação Pública em Mato Grosso conseguiu avançar para índices que só estavam previstos para serem atingidos em 2009. É o caso, por exemplo, do desempenho do estado nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Conforme dados do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb), que estão sendo divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Mato Grosso ficou em 4,4 (era de 3,6 em 2005), acima da média nacional que ficou em 4,2.

Avaliação Enem 2008- O resultado do Enem deste ano aponta que Mato Grosso registrou alguns avanços. Em relação à prova objetiva, o Estado subiu uma posição (era o 13º e ficou agora em 12º). Em relação à redação, Mato Grosso teve o mesmo desempenho. Foi o 26º em 2007 e agora é o 25º. Na colocação geral (prova de redação + prova objetiva), o estado é o 15º colocado entre as 27 unidades da federação (subiu uma colocação em relação a 2007).





Fonte: Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/169066/visualizar/