Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 24 de Novembro de 2008 às 09:55

    Imprimir


O Pantanal mato-grossense continua na disputa do concurso que vai eleger as Sete Maravilhas Naturais do Mundo. Os votos conquistados nas últimas semanas fizeram com que o Pantanal subisse no ranking e passasse da posição 109 para o 91º lugar. A primeira fase do concurso termina em 31 de dezembro deste ano quando 77 dos mais de 300 sítios naturais concorrem por uma vaga para continuar na disputa.

Nesta primeira etapa, o Pantanal é submetido à votação junto aos demais concorrentes e deve permanecer entre os 77 escolhidos para passar à segunda etapa. Em seguida, especialistas da organização do concurso revisarão os nomes e escolherão os 21 finalistas, que serão anunciados em julho de 2009. Novamente a votação popular permitirá a escolha das 7 maravilhas naturais do mundo.

Com a eleição do Pantanal entre as sete maravilhas, voltaremos os olhos do mundo para a importância da preservação deste santuário natural, não apenas do Parque Nacional, mas de todo o Pantanal: estados e países do qual ele faz parte.

O concurso é promovido pela entidade Fundação New7Wonders, a mesma que realizou a eleição das novas maravilhas monumentais do planeta, que consagrou o Cristo Redentor como uma das novas 7 maravilhas do mundo.

Apenas uma das maravilhas naturais de cada país, a mais bem colocada no ranking até o dia 31 de dezembro, continuará na disputa em 2009.

Pantanal

A planície pantaneira cobre uma área de quase 210 mil quilômetros quadrados e ocupa parte dos territórios do Brasil (140 mil km² nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), Paraguai e Bolívia. Funciona como um corredor de transição entre as bacias Amazônica e Prata. É uma região única na qual se encontram o Cerrado, o Chaco, a Amazônia, a Mata Atlântica e o Bosque Seco Chiquitano. Esta situação, somada aos pulsos de inundação, permite particular diversidade e variabilidade de espécies.

Reconhecido pela Unesco, em 2000, como Reserva da Biosfera, o Pantanal é considerado uma das reservas naturais mais exuberantes, diversificadas e selvagem do planeta.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/169161/visualizar/