Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 24 de Novembro de 2008 às 09:34
Por: Alexandre Aprá

    Imprimir


Quatro nomes foram lançados para a sucessão do presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, José Aparecido dos Santos

Até agora, quatro candidatos já foram confirmados por seus respectivos partidos para a disputa da presidência da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), prevista para o mês de fevereiro. PR, PP, PMDB e DEM já indicaram seus nomes e buscam o apoio dos aliados para a composição de uma chapa única.

O presidente do diretório regional do PR, Moisés Sachetti, confirmou o nome do prefeito de Terra Nova do Norte (675 quilômetros ao norte de Cuiabá), Luiz Cândido de Oliveira, para pleitear o cargo de presidente da Associação. Enquanto isso, o PP definiu que o seu representante será o prefeito reeleito de Jauru, Pedro Ferreira (PP).

Já o PMDB aposta no nome do atual vice-prefeito e prefeito eleito de Rosário Oeste (a 129 quilômetros a oeste de Cuiabá), Joemil Araújo. O DEM definiu o prefeito reeleito de Planalto da Serra, município distante 256 quilômetros de Cuiabá, Dênio Peixoto Ribeiro, à disputa.

Para o líder da bancada peemedebista na Assembléia Legislativa, deputado Adalto de Freiras, o Daltinho, Joemil, além de representar a experiência de um vice-prefeito também é uma liderança reconhecida no meio político. O parlamentar destacou que outra importante vantagem é a proximidade geográfica de Rosário com Cuiabá. “A relação próxima com a Capital vai proporcionar mais dedicação do prefeito com a AMM”, afirmou.

Apesar de confirmar que o nome do prefeito é o escolhido do partido, Daltinho ponderou que outros nomes de prefeitos da sigla estão surgindo em meio às discussões sobre o novo presidente. Ele citou, por exemplo, o nome do prefeito de Canarana, Valter Farias (PR) e Neurilan Fraga (PR), de Nortelândia. “Como eu sou da região do Araguaia, estou sentindo que estes nomes estão despontando por lá”, pontuou.

Apesar dos dois nomes republicanos, Moisés Sachetti, presidente regional do PR, garantiu que o nome do partido é mesmo o de Luiz Cândido de Oliveira, de Terra Nova do Norte. “Vamos começar a conversar com os partidos para que apóiem o nome dele”, explicou. Além de Farias e Fraga, outros nomes como o do prefeito reeleito de Pedra Preta, Augustinho de Freitas, e Celso Banazeski, de Colíder, já se manifestaram interessados em pleitear o cargo.

Já os progressistas escolheram o nome do prefeito de Jauru. Para as lideranças, o nome de Ferreira é o mais forte entre os prefeitos da agremiação, que elegeu 21 prefeitos em todo Estado.

Segundo o deputado José Riva, principal líder do partido em Mato Grosso, a unidade em torno de Ferreira é importante, mas não se trata apenas de uma questão partidária. “Estamos interessados em estruturar uma candidatura ampla, com representantes de todos os partidos e regiões. Não iremos, em hipótese alguma, impor o nome do candidato do PP, mas queremos mostrar a viabilidade de um projeto de fortalecimento do municipalismo, a ser implementado de forma coesa e democrática”, defendeu.

Durante o Encontro de Gestores Municipais, realizado na semana passada pela Associação Mato-grossense dos Municípios, o atual presidente José Aparecido Alves, o “Cidinho”, afirmou que o processo eleitoral deve ser marcado pelo diálogo. O democrata acredita na composição de uma chapa única, que irá receber o apoio integral dos partidos.





Fonte: Especial para o Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/169164/visualizar/