Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 20 de Novembro de 2008 às 14:03
Por: Marcy Monteiro Neto

    Imprimir


Fotos tiradas em 1992 e em 2006 apontam devastação na região do rio Peixoto, no norte de Mato Grosso.

O avanço do desmatamento acompanhado pelas lentes de satélites na órbita da Terra. A Nasa (National Aeronautics and Space Administration), a agência espacial norte-americana, divulgou esta semana imagens de satélite que mostram o desmatamento no norte de Mato Grosso, mais especificamente na região de Peixoto de Azevedo. No site Earth Observatory da Nasa, a agência publicou uma foto do satélite Landsat 5, tirada em agosto de 1992. Como comparação, há uma foto da mesma região que foi tirada 14 anos depois, em julho de 2006. Na foto mais recente é visível como o avanço de áreas de pastagem mudou a paisagem.

A Nasa aponta no site que o desenvolvimento, a construção de estradas, acabou ligando aquela região até então isolada ao restante do Estado e do país. "Até o início do século XXI, a tecnologia moderna claramente chegou a Mato Grosso, produzindo mudanças generalizadas", diz a Nasa.

Nas imagens captadas por satélite, o vermelho indica vegetação. o rio Peixoto aparece em azul, quase branco, na primeira imagem. A mais notável diferença entre as imagens é o surgimento de clareiras retangulares na floresta. As mais intensas clareiras aparecem ao longo de estradas, como a MT-419, que passa próximo ao rio Peixoto.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/169235/visualizar/