Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 19 de Novembro de 2008 às 15:15

    Imprimir


O ministro interino das Cidades, Rodrigo Figueiredo, recebeu ontem (terça-feira) o prefeito eleito de Sinop,deputado Juarez Costa (PMDB), que foi a Brasília tratar de projetos de infra-estrutura no município. A prioridade da visita do prefeito eleito foi pedir ao ministro interino que interceda junto ao Comitê Gestor do PAC para que o Orçamento Geral da União (OGU) custeie a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto no município. Prevista na lista de obras do PAC, a ETE seria construída com um financiamento de R$ 40 milhões do BNDES, além de contrapartida de mais R$ 13 milhões da prefeitura.

O ministro interino, Rodrigo Figueiredo, agendou audiência com o subchefe de assuntos federativos da Casa Civil, Alexandre Padilha, às 18 horas hoje para tratar do assunto. "Nós iniciamos as tratativas com o vice-governador de Mato Grosso, Silval Barbosa. Já discutimos esse tema previamente inclusive na presença do governador Blairo M aggi e decidimos marcar a reunião aqui em Brasília com o prefeito Joarez", afirmou.

Segundo o ministro interino, a realização do projeto poderia ser assegurada com recursos do OGU porque alguns projetos do PAC Saneamento não poderão ser levados a cabo por causa de problemas técnicos, o que liberaria parte dos recursos do OGU destinados ao PAC saneamento.

Segundo o prefeito eleito, Juarez Costa, da forma como o projeto foi aprovado e incluído originalmente no PAC, as contas do município seriam comprometidas. Além disso, no projeto, os custos das obras estão subdimensionadas. Caso a prefeitura seja obrigada a pagar o empréstimo, a capacidade do município de assegurar serviços essenciais à população, como saúde e educação, fica ameaçada.

"O projeto atual vai comprometer os próximos três mandatos, já que o prazo de amortização do empréstimo é de 12 anos", afirmou o prefeito. Para Juarez Costa, o projeto é a prime ira iniciativa de estrutura de coleta e tratamento de esgoto na cidade, que atualmente não possui rede de esgotamento sanitário. "Com as obras prontas, poderemos atender a 30% dos habitantes", explicou.

O prefeito eleito, que veio a Brasília acompanhado do secretário de Esportes do município, Baiano Filho, também entregou ao ministro interino projetos de drenagem e pavimentação na cidade.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/169258/visualizar/