Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 19 de Novembro de 2008 às 13:15

    Imprimir


O Paraguai vai buscar a ajuda de organismos multilaterais para obter linhas de crédito para enfrentar a crise financeira internacional. O país também está preocupado em saber como os problemas enfrentados pelo Brasil vão afetar a economia do país vizinho.

Os ministros da Fazenda do Brasil e do Paraguai estão reunidos hoje, em Brasília, para avaliar essas questões.

"Estamos interessados em ver a situação do Brasil, como o país está enfrentando a crise, e como essas medidas do Brasil afetariam economias de menor escala como a do Paraguai", disse hoje o ministro da Economia do Paraguai, Dionísio Borda.

O ministro afirmou que o país vizinho já reduziu sua estimativa de crescimento para 2009 de 5% para 3%. Ele espera que essa expansão menor tenha repercussões nas contas públicas, no crédito e nas exportações, principalmente de carne e soja.

"Isso vai ter também uma repercussão em termos de produção, tem o seu efeito sobre o emprego e, fundamentalmente, nos preocupa muito o tema de como blindar e proteger as pessoas que estão na extrema pobreza", afirmou.

Em relação à ajuda internacional, ele destacou a necessidade de buscar crédito de liberação imediata de organismos multilaterais, sem especificar se seria do FMI (Fundo Monetário Internacional) ou Banco Mundial.

"Estamos discutindo com organismos multilaterais diferentes linhas de crédito de acesso rápido para poder responder e enfrentar a situação por meio de obras de infra-estrutura, de habitação e alguma transferência direta para [combate à] pobreza."





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/169276/visualizar/