Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 18 de Novembro de 2008 às 17:28

    Imprimir


A Diretoria de Unidade Desconcentrada de Barra do Garças, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em conjunto com a Polícia Federal e Juizado Volante de Meio Ambiente (Juvam), realizou no período de 12 a 17 deste mês, no Rio Araguaia, a Operação Boiúna. Durante os cinco dias de duração da operação foram apreendidos 85 quilos de pescado além de outros materiais.

Onze homens participaram da Operação – um (1) analista de meio ambiente, seis (6) agentes ambientais, um (1) oficial de justiça e três (3) agentes da policia federal.

Além do pescado irregular, foram apreendidos 17 barcos com motor de popa, uma (1) lancha com motor 40 hp, 83 varas de molinetes e carretilhas, três (3) tracajás, quatro (4) jacarés, seis (6) redes, 33 munições, duas (2) armas e uma (1) tarrafa.

A Operação Boiúna percorreu 450 quilômetros de rio e 25 quilômetros de lagos saindo de Torixoreu, passando por Barra do Garças, Araguaiana e Cocalinho.

OPERAÇÕES – Com o início da Piracema, no último dia 1º de novembro, a Coordenadoria de Fiscalização da Pesca vem realizando uma série de operações em várias regiões do estado. Esse trabalho também vem sendo intensificado pelas Diretorias de Unidades Desconcentradas, que tem autonomia para desenvolver operações nas suas regiões. No total, a Sema possui 11 diretorias regionais.

De acordo com o coordenador de Fiscalização da Pesca, Marcelo Cardoso, desde o início da piracema já foram apreendidas cerca de uma tonelada de peixe irregular. Ontem (17.11), uma equipe da Sema apreendeu 380 quilos de pescado no município de Jaciara e na semana passada, numa peixaria em Cuiabá, foram apreendidos cerca de 370 quilos de peixe.

Várias operações estão em andamento no Estado. Na Baixada Cuiabana está em andamento ação visando a Declaração de Estoque, além de operações no Rio São Lourenço, na região de Barão de Melgaço. Também se encontra em operação nessa região uma equipe formada por técnicos da Coordenadoria de Fiscalização e da Educação Ambiental, junto com policiais militares do Núcleo Ambiental, organizando um seminário na região.

“Além do seminário, previsto para acontecer no início do mês de dezembro, estaremos fazendo junto às comunidades ribeirinhas, uma série de ações educativa”, explicou Marcelo. Entre as comunidades a serem beneficiadas com a ação estão Estirão Cumprido, Porto Brandão, Cuiabá Mirim e das Flechas.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/169343/visualizar/