Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 18 de Novembro de 2008 às 12:33

    Imprimir


Setenta legisladores das Américas estarão reunidos na Cidade do México, nos dias 21 a 23 de novembro, com o objetivo de avaliar uma estratégia para enfrentar o duplo desafio das crises financeira e climática mundial. O encontro busca facilitar o diálogo entre legisladores, antes das negociações entre os países desenvolvidos e emergentes em torno da proposta de acordo sobre aquecimento global a ser apresentada na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), em Poznan, na Polônia, no início de dezembro.

Do Brasil, a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) presidirá a Frente Parlamentar Mista para o Desenvolvimento Sustentável e Apoio às Agendas 21. Junto com ela, outros três parlamentares também irão evento: senador Renato Casagrande (PSB-ES), senador Cícero Lucena (PSDB-PB) e o deputado federal Antônio Palocci (PT-SP).

Patrocinada pelo Congresso mexicano, essa primeira reunião do Fórum da Globe de Legisladores das Américas congregará parlamentares das Américas do Norte, Central e do Sul, assim como de países do Caribe. Esta é a primeira vez que legisladores de todas as Américas se encontrarão com o objetivo específico de discutir e chegar a um acordo sobre medidas a serem tomadas para enfrentar as mudanças climáticas.

Os parlamentares brasileiros participarão de todo o evento, que contará com palestras, painéis de discussão e exposições sobre diversos temas. O Presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, será um dos convidados para falar sobre “O papel dos biocombustíveis na região das Américas”. Serys será a coordenadora de um painel que terá como tema “A economia das mudanças climáticas na América Latina e os caminhos para diminuição do gás carbônico”.

"Neste Fórum será apresentada a liderança regional em áreas como florestas, biocombustíveis e adaptação às mudanças climáticas, e será demonstrado que as atuais circunstâncias econômicas oferecem uma oportunidade única para os investimentos necessários para criar a infra-estrutura de baixo carbono essencial para a prosperidade futura", disse Serys.

Os senadores e o deputado também farão uma agenda paralela ao evento, visitando a Câmara Nacional de Comércio do México, o Consejo Nacional para Prevenir la Discriminación (CONAPREV), a Câmara Nacional de Indústrias de Transformación (CANACINTRA), além de diversas autoridades do país.

“No contexto da atual desaceleração econômica, examinaremos como a redução das emissões de carbono pode atuar como um instrumento de recuperação econômica, ampliando ao mesmo tempo a segurança energética e climática”, afirmou o parlamentar britânico Elliot Morley, Presidente da GLOBE International.

Os membros da GLOBE International acreditam que o Fórum irá elaborar uma declaração geral de consenso regional com base no Estudo Estratégico da GLOBE para o período pós-2012 acordado por 100 legisladores dos países do G8+5 (países industrializados mais a China, Índia, África do Sul, o Brasil e o México), reunidos em julho, em Tóquio. Essa declaração será apresentada aos chefes de governo na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, na Polônia, em dezembro próximo.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/169382/visualizar/