Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Terça - 18 de Novembro de 2008 às 09:58

    Imprimir


Uma verdadeira batalha está sendo travada na Argentina entre celebridades e mecanismos de busca na Internet. A pesquisa de nomes como "Maradona" na versão argentina do site Yahoo, por exemplo, leva a uma mensagem explicando que, por motivos legais, todos os resultados relacionados àquela busca foram temporariamente removidos.

Cerca de setenta celebridades, entre atores, modelos e atletas, abriram uma ação judicial para impedir que seus nomes gerem resultados de pesquisa em sites como o Yahoo e o Google. O motivo, segundo o jornal La Repubblica, seria evitar que esses nomes sejam usados como chamarizes para sites pornográficos.

O advogado Martin Leguizamon Peña, que representa todas estas celebridades no caso, quer que os mecanismos de busca paguem uma indenização de 300 mil a 400 mil pesos argentinos para cada cliente.

Diego Maradona, agora treinador da seleção argentina de futebol, havia solicitado o bloqueio de buscas relacionadas a seu nome e de 33 familiares. Devido à dificuldade em verificar cada link relacionado ao nome "Maradona", o Yahoo Argentina optou por ocultar todos os resultados de pesquisa para este termo. Já a versão argentina do Google está tentando filtrar apenas as páginas consideradas ofensivas enquanto aguarda a decisão final da Justiça sobre o caso.

O bloqueio de pesquisas usando determinados nomes não é novidade na Argentina, que já teria dado esse direito a mais de cem pessoas, afirma o OpenNet Initiative.

Os argentinos, no entanto, ainda podem recorrer às versões internacionais destes mecanismos de busca, que não foram atingidos pela decisão.

No google.com, por exemplo, uma busca pelo termo "Maradona" gera cerca de 20 milhões de resultados - como curiosidade, a busca por "Pelé" no mesmo site retorna aproximadamente 26 milhões de resultados.





Fonte: Redação Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/169399/visualizar/