Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 17 de Novembro de 2008 às 13:59
Por: Jesiel Pinto

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT), por meio da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, registrou um total de 10. 896 casos de Dengue, de Janeiro a Outubro de 2008. Em comparação com o mesmo período de 2007, que registrou um total de 18.465 notificações, os números representam uma redução de 41% nos casos da doença, no Estado.

Já quanto as formas graves da doença, no ano de 2007 os registros da Vigilância Epidemiológica indicam a ocorrência de 16 casos, com evolução para óbito de 8 casos. Em 2008 esses números caíram para 9 casos, sendo 03 notificados de Febre Hemorrágica da Dengue, sendo que evoluíram para óbito.

“Embora a redução da incidência no Estado seja animadora, a Secretaria de Estado de Saúde continua alerta para a evolução da Dengue, especialmente em vista do aumento das chuvas em Mato Grosso, desencadeando uma série de ações junto aos municípios para o controle da doença”, explicou a superintendente da Vigilância em Saúde, Maria Conceição Vila.

Dentre essas ações a Superintendente destacou as capacitações de médicos multiplicadores para manejo clínico de pacientes graves, de técnicos, agentes de controle de endemias e supervisores de áreas municipais para controle químico do vetor bem como capacitação de motoristas/mecânicos para treinamento em realização de controle químico com equipamento pesado de Ultra Baixo Volume (UBV), também conhecido como “Fumacê”.

Também já foram elaborados Planos Municipais de Contingência, aprovados pelas Comissões Intergestores Bipartite, em 70% dos municípios prioritários, sem esquecer que a parceria dos municípios e da população em períodos chuvosos, em geral é essencial para o enfrentamento dessa doença com êxito “, lembrou Conceição Vila.





Fonte: Assessoria SES-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/169447/visualizar/