Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 14 de Novembro de 2008 às 16:55

    Imprimir


A Nasa (agência espacial norte-americana) deve lançar a nave Endeavour nesta sexta-feira (14) levando uma máquina para "reciclar" urina e torná-la apta ao consumo humano na ISS (Estação Espacial Internacional, em inglês). A agência quer dobrar de três para seis o número de astronautas vivendo no complexo, então precisa elevar o fornecimento de água.

"Nós fizemos testes cegos com a água", afirma Bob Bagdigian, engenheiro da Nasa responsável pela máquina. "Ninguém fez objeções, apenas um leve gosto de iodo. É tão refrescante quanto qualquer outro tipo de água." Ele diz ainda que tem um pouco da substância "na geladeira" e que "o gosto é bom".

Além da máquina de reciclagem de água, a Endeavour leva ao espaço dois quartos, a primeira geladeira da estação e um reforço importante para um local que vai receber mais habitantes --um segundo banheiro.

"Com seis pessoas você realmente precisa de dois banheiros. É muito mais conveniente e muito mais eficiente", afirma Sandra Magnus, astronauta que vai ao complexo a bordo da Endeavour. Ela vai ficar na estação no lugar de Greg Chamitoff.

A Nasa quer ter certeza de que o equipamento está funcionando bem antes de reforçar a equipe.

Adaptação

A reutilização da água será essencial para a Nasa nos próximos anos, já que a agência vai aposentar seus ônibus espaciais em 2010 --esses veículos produzem água como um subproduto de seus sistemas elétricos. Em vez de despejar a substância, a Nasa a leva para a estação espacial.

Entretanto, apenas dez missões desses veículos estão programadas até a aposentadoria da frota, em 2010. Com isso, a Nasa terá de recorrer a alternativas como as naves russas Soyuz para fazer missões na ISS.

"Nós não podemos ficar entregando água o tempo todo para uma equipe de seis pessoas", afirma Ron Spencer, diretor de vôo da ISS. "Reciclar é um dever."

Com o aparelho, a Nasa espera processar cerca de 23 litros de água por dia. O processo de reciclagem é feito por meio de técnicas de purificação, como destilação, filtração, oxidação e ionização. O passo final é adicionar iodo, para controlar o crescimento microbiano.

O ônibus espacial deve ser lançado nesta sexta-feira (14), por volta das 23h no horário de Brasília, no Kennedy Space Center (Flórida).





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/169509/visualizar/