Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 11 de Novembro de 2008 às 14:33
Por: Ubiratan Braga

    Imprimir


A escola propiciará, segundo o autor, a criação de condições para que o aluno conheça a legislação de trânsito vigente no país

O deputado José Riva (PP) apresentou indicação ao Governo do Estado sugerindo criar a Escola Pública de Trânsito (EPTran) de Mato Grosso. O objetivo é contribuir na formação dos motoristas a fim de dirigirem defensivamente, ampliando conhecimentos sobre a legislação de trânsito vigente, além de ofertar cursos de aperfeiçoamento e especialização na área.

O Código Brasileiro de Trânsito (CBT), em seu art. 74, define que a educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito. Em seu parágrafo 2º, traz que os órgãos ou entidades executivos de trânsito deverão promover, dentro de sua estrutura organizacional ou mediante convênio, o funcionamento de Escolas Públicas de Trânsito, nos moldes e padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Riva explica que a proposta visa, entre outros objetivos, desenvolver cursos de capacitação, reciclagem, aperfeiçoamento e especialização de profissionais. “Vai contribuir na adoção de um modelo pedagógico de educação para o trânsito, que contemple a compreensão do educando na diversidade de situações, na preservação de sua integridade física e do transeunte, na relação com os seres humanos e no aperfeiçoamento profissional contínuo”, disse.

A escola propiciará, segundo o autor, a criação de condições para que o aluno conheça a legislação de trânsito vigente no país; fará com que o aluno ao final do curso tenha concepção formada sobre dirigir veículos defensivamente; ensinar ao aluno técnicas médicas recomendáveis de primeiros socorros; conscientizar o aluno de que é indispensável conhecer noções básicas de manutenção de veículos; estabelecer critérios e condições para desenvolvimento de programas de reciclagem, aperfeiçoamento, treinamentos de docentes e outros; trabalhar a continuidade do aperfeiçoamento de técnicas pedagógicas e atualização metodológica.

Conforme o presidente da Cruz Vermelha de Mato Grosso (CV/MT), professor Manoel Theodoro, a iniciativa do deputado Riva favorece o bom comportamento da sociedade. “A idéia é ótima e se entrasse na grade escolar ficaria excelente, pois o aluno na idade entre 09 a 14 anos está numa boa fase de aprendizado. O trânsito educado externa o bom convívio coletivo”, disse.

Segundo Theodoro, a rede pública de ensino tem professores capacitados para atendimento imediato, pois são lecionadores de história, geografia e outras matérias. “Os sociólogos seriam o titular da matéria pelo fato de que sabem do comportamento e das reações sociais”, finalizou.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/169792/visualizar/