Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 11 de Novembro de 2008 às 13:51
Por: Cida Capelassi

    Imprimir


O secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, a coordenadora da Campanha Nacional Contra a Rubéola, Marlene Tavares, e o representante da Organização Pan Americana de Saúde (Opas/Peru), Jorge Medrano, promoveram uma reunião, no gabinete do secretário de Estado de Saúde, com os prefeitos e secretários municipais de Saúde dos municípios que ainda não atingiram a cobertura vacinal proposta pelo Ministério da Saúde, de 95%, contra a doença, além de validar a prorrogação da campanha, em Mato Grosso, que vai até o dia 15 de Dezembro. A reunião foi para definir estratégias no alcance da cobertura.

A preocupação da coordenadora é com a adoção de estratégias diferenciadas para alcançar as pessoas em locais de grande concentração como terminais de ônibus, eventos, feiras livres, supermercados, shoppings, vacinação casa a casa e monitoramento rápido de cobertura (MRC) para a busca das pessoas que ainda não foram vacinadas contra a Rubéola.

A atenção da coordenadora Marlene Tavares é com os municípios com maior número de população não vacinada, como Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Cáceres, Primavera do Leste e Tangará da Serra.

Mato Grosso já vacinou o total de 1.336.431 pessoas contra a Rubéola o que representa uma cobertura de 90.77% da meta 1.472.681 buscada pelo Estado. Desse número, 659,549 são homens e 676.882 são mulheres. Faltam apenas 180 mil pessoas a serem vacinadas para que Mato Grosso alcance o índice de cobertura.

O município de Cuiabá ainda não vacinou 48.124 pessoas na faixa etária de 12 a 39 anos. Várzea Grande não vacinou 22.577, seguido de Primavera do Leste com 8.651. Sinop falta vacinar 6.579, Cáceres, 6.029, Rondonópolis, 5.313, Tabaporã, 4.800, Pontes e Lacerda. 4.160, Campo Novo do Parecis, 4.026, Marcelândia, 3.957, Confresa, 3.634, Juína, 3.337, Vila Bela da Santíssima Trindade, 2.658, Aripuanã, 2.654, Vila Rica, 2.493, Nossa Senhora do Livramento, 2.167, Tangará da Serra, 2.001.

O secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, lembrou que o Estado vem tabelando sistematicamente para atingir a meta e que deixou a disposição os técnicos responsáveis aos municípios na ajuda e monitoramento das ações da vacina. Faltando apenas cerca de três pontos percentuais para Mato Grosso somar com o Brasil na eliminação da Rubéola.

Augustinho pontuou os esforços dos municípios, porém é momento de juntar as forças para vacinar o restante dessa população.

Segundo Marlene Tavares, o município de Guarantã do Norte foi o primeiro da região Centro Oeste e de Mato Grosso que atingiu 96% de cobertura com monitoramento. “O que se espera é que os demais municípios que ainda não atingiram sua cobertura sigam o exemplo de Guarantã e acirrem suas estratégias e ações. Além da eliminação da Rubéola queremos a eliminação da Rubéola Congênita. É inadmissível que ainda nasçam bebês surdos, cegos, com problemas cardíacos, retardo mental, entre outras má formações por falta da vacina que é a única arma de prevenção contra essa triste realidade”, concluiu Marlene Tavares.





Fonte: SES-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/169798/visualizar/