Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 11 de Novembro de 2008 às 12:25

    Imprimir


O pagamento do 13º salário pelos empregadores deve injetar na economia brasileira até o fim do ano cerca de R$ 78 bilhões, aponta pesquisa do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). Segundo o levantamento, aproximadamente 68,2 milhões de brasileiros são beneficiados com o 13º salário, entre eles aposentados e contribuintes da Previdência Social.

A economia paulista deverá receber cerca de R$ 24,7 bilhões, ou 31,7% do total. O contingente de pessoas no Estado que receberá o 13º foi estimado em 18,32 milhões, ou 26,8% do total.

Nesse cálculo, o Dieese não leva em conta os autônomos e assalariados sem carteira que, eventualmente, recebem algum tipo de abono de fim de ano. Também não é considerado pelo estudo o adiantamento da primeira parcela do 13º salário ao longo do ano.

"Dessa forma, os dados apresentados constituem uma projeção do montante que entra na economia ao longo do ano e não necessariamente nos dois últimos meses. Entretanto, estima-se que a maior parte, cerca de 70% do total dos valores referentes ao 13º, seja paga no final do ano", explica o Dieese.

O número de pessoas que receberá o 13º salário em 2008 é cerca de 6,9% superior ao observado em 2007. Estima-se que 4,4 milhões de pessoas passaram a receber o benefício neste ano, por terem requerido aposentadoria ou pensão ou se incorporado ao mercado de trabalho.

O Dieese aponta que aproximadamente 26,7 milhões dos que recebem o 13º salário, ou 37,7% do total, são beneficiários da Previdência Social como aposentados ou pensionistas. Os empregados formais (41,5 milhões de pessoas) correspondem a 60,9% do total. Os empregados domésticos com carteira de trabalho assinada totalizam quase 1,9 milhão, equivalendo a 2,7% desse conjunto de beneficiários, e aproximadamente 1 milhão de pessoas (ou 1,4% do total) refere-se a aposentados e instituidores de pensão da União (Regime Próprio).





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/169809/visualizar/