Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 10 de Novembro de 2008 às 18:47

    Imprimir


Pelo cadastramento das comunidades quilombolas e indígenas aldeiadas no programa Bolsa Família, Mato Grosso está entre os 30 finalistas ao Segundo Prêmio Práticas Inovadoras na Gestão do Programa Bolsa Família. Foram 692 projetos inscritos no país, todos voltados exclusivamente às experiências de gestão pública do programa, já que o prêmio tem por objetivo identificar práticas bem sucedidas na gestão do Bolsa Família e valorizar o trabalho dos dirigentes e equipes municipais e estaduais por suas iniciativas inovadoras.

O Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) irá premiar 27 práticas, que receberão certificado de reconhecimento pela contribuição aos objetivos do Bolsa Família e terão seu relato publicado. O evento está marcado para os dias 24 e 25 de novembro, em Brasília. Dentre essas, seis práticas municipais e quatro estaduais participarão de missão para conhecer uma experiência internacional de transferência de renda, com as despesas pagas pelo MDS. Essas missões ocorrem nos dias 15 e 19 de dezembro.

Segundo o secretário-adjunto de Assistência Social da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), José Rodrigues, estar entre os 30 finalistas do prêmio representa a coroação dos esforços do Governo do Estado no sentido de colaborar e consolidar o Sistema Único da Assistência Social (SUAS). “Principalmente considerando que estamos em um momento de transformação da assistência social, que deixa de ser assistencialista e se consolida como política pública”, destacou.

CADASTRAMENTO - O trabalho de cadastramento de comunidades remanescentes de quilombos e das comunidades indígenas no programa Bolsa Família foi realizado em 2007. Ao todo foram incluídas no Bolsa Família 762 famílias de 70 comunidades remanescentes de quilombos, e aproximadamente 1.200 famílias indígenas da etnia xavante, distribuídas em 88 aldeias.

O trabalho foi realizado através de uma ação conjunta entre os Governos Federal, Estadual e Municipal, Conselho Estadual do Negro e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio da Fundação Uniselva.

BOLSA FAMÍLIA – O programa Bolsa Família é um benefício concedido às famílias pobres em situação emergencial, para retirá-las da situação de risco social e miserabilidade.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/169849/visualizar/