Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 10 de Novembro de 2008 às 18:11

    Imprimir


Reportagem publicada nesta segunda-feira pelo jornal americano "New York Times" revelou que uma ordem secreta assinada em 2004 pelo então secretário de Defesa do país, Donald H. Rumsfeld, com aprovação do presidente George W. Bush, autoriza os militares a atacar alvos ligados à rede Al Qaeda em diversos países.

O texto afirma que mais de seis oficiais --alguns da ativa-- descreveram a ordem de liberação dos ataques assinada em 2004, sob condição de anonimato. No documento estariam listados 15 a 20 países nos quais os militares acreditavam existir braços da Al Qaeda na época, entre eles Síria, Paquistão, Iêmen e Arábia Saudita.

Conforme fontes militares citadas pela reportagem, algumas dessas missões secretas têm sido realizadas em parceria com a CIA (agência de inteligência americana); e há casos em que as tropas agiram sob orientação da agência, como no ataque realizado no último dia 26 de outubro, na Síria. Na ocasião, oito civis sírios morreram.

Esses oficiais teriam citado, como exemplo de aplicação do documento, um ataque elaborado em 2005 contra a região de Bajaur (Paquistão) para prender Ayman al Zawahri, número dois da rede Al Qaeda. Conforme os oficiais, a operação foi cancelada no último minuto, porque o Pentágono e a CIA discordavam sobre os riscos envolvidos.

Segundo o "NY Times", "ao menos 12 outras operações foram canceladas nos últimos quatro anos" pois oficiais sêniores temeram que elas fossem "arriscadas demais, explosivas demais, do ponto de vista diplomático, ou baseadas em provas insuficientes".

"Os oficiais esclareceram que não foram realizadas ofensivas contra o Irã, sob essa ordem, porém sugeriram que tropas americanas têm realizado missões de reconhecimento naquele país protegidas por outras resoluções", afirma o "NY Times".

Para o "NY Times", a ordem de 2004 é mais uma etapa do caminho escolhido pelo governo americano para eliminar a Al Qaeda. Logo após os ataques de 11 de Setembro, Bush deu uma ordem secreta que autorizava a CIA a matar ou capturar integrantes da Al Qaeda em todo o mundo. Em 2003, a CIA já tinha um entendimento mais amplo do funcionamento da rede e, por isso, pedia liberdade para agir fora do Iraque e do Afeganistão.

O Pentágono, a CIA e o Departamento de Estado têm debatido a validade da ordem de 2004 e o papel dos militares americanos no mundo, ainda conforme o "NY Times". Há militares que defendem a inclusão do Irã na ordem, porém o país foi deixado de lado, "possivelmente para ser objeto de uma autorização separada", afirma o jornal.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/169852/visualizar/