Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 08 de Novembro de 2008 às 10:13
Por: Lisânia Ghisi

    Imprimir


Mesmo um mês após as eleições, três dos 141 municípios mato-grossenses ainda não têm definidos seus prefeitos, que devem tomar posse em 1º de janeiro do próximo ano. O impasse está em Paranatinga (a 328 km de Cuiabá), Poxoréu (a 201 km) e em Santo Antônio de Leverger (a 27 km). Nestes três municípios, eleitos e reeleitos tiveram registros cassados pela Justiça Eleitoral a partir de denúncias de compra de votos e de abuso de poder econômico.

No geral, são cerca de 26 processos que tramitam em sete zonas eleitorais. O último a ser cassado foi o prefeito reeleito de Santo Antônio de Leverger, Faustino Dias Neto (DEM). Sua adversária e derrotada nas urnas Glorinha Garcia (PP) bate duro, de olho na cadeira de prefeita.

Em Paranatinga, tanto o prefeito Carlinhos Nascimento (PMDB), derrotado à reeleição, quanto o eleito nas urnas, ex-prefeito Vilson Pires (PRP), estão com registros cassados. A situação piorou para Pires, contra quem há duas decisões de perda do registro. A tendência é que ocorra nova eleição no município, que teve 11.424 eleitores.

Em Poxoréu, o prefeito eleito Ronan Fiqueiredo Rocha (PMDB) e o vice Osmar Resplandes de Carvalho (PR) também foram para a berlinda. A dupla é acusada de comprar votos com respaldo do prefeito Antônio Rodrigues da Silva (PMDB).

O Tribunal Regional Eleitoral tem até 18 de dezembro para definir esses imbróglios jurídicos por causa da diplomação dos eleitos e dos suplentes. O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral avalia que o pleito deste ano foi similar ao das eleições de 2004, marcadas por várias denúncias de abuso do poder político e de compra de votos e também de cassações de mandatos.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/169947/visualizar/