Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 07 de Novembro de 2008 às 17:36

    Imprimir


O prognóstico climático feito mensalmente pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) prevê que as temperaturas para os próximos três meses (novembro a janeiro) deverão ficar acima da média em grande parte do Oeste e Sul da Região Amazônica, abrangendo o Amazonas (exceto o extremo leste), os estados do Acre, Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, e sul do Pará e do Maranhão.

Nas demais áreas - como o extremo leste do Amazonas, norte dos Estados do Pará e Maranhão, e o Amapá - a previsão é de que as temperaturas fiquem dentro da média neste trimestre.

No início do trimestre, o prognóstico é de ocorrência de chuvas ligeiramente acima da média nos estados de Roraima e Amapá, extremo norte-nordeste do Amazonas e noroeste do Pará. Nestas regiões, a tendência ao final do trimestre é de normalidade. Nas demais áreas, as chuvas ficarão dentro da normalidade para o período.

O meteorologista Ranyére Nóbrega explica que neste ano ocorreu um atraso no início da estação chuvosa em Rondônia, Mato Grosso e Acre. “Este período não se caracteriza apenas pela ocorrência de chuvas, mas sim pela mudança no fluxo de umidade sobre esta região. Por isto, houve um atraso na estação das chuvas, conforme o Sipam havia previsto no último prognóstico climático”, disse.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/169964/visualizar/