Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 06 de Novembro de 2008 às 14:25

    Imprimir


Os negros têm mais chances de morrer por causas violentas do que os brancos. Segundo o Ministério da Saúde, em 25 Estados e no Distrito Federal as pessoas de cor negra têm maior risco de morte por homicídio. As informações integram o Saúde Brasil 2007, uma publicação que traz o perfil da mortalidade dos brasileiros.

Com base nos dados de 2005, a Paraíba é o Estado com o maior risco de morte por assassinato para os negros. O número é nove vezes maior em relação aos brancos. Naquele ano, os óbitos decorrentes de homicídio foram de 30,2 por 100 mil, enquanto que para os brancos o índice foi de 3,3. Apenas no Paraná o risco é semelhante para brancos e negros.

"Esses dados mostram quanto é acentuada a gravidade dos homicídios para os negros e refletem, principalmente, a condição social dessa parcela da população", afirma o diretor do Departamento de Análises de Situação de Saúde (DASIS) do Ministério da Saúde, Otaliba Libânio de Morais Neto.

Ele atribui como fator determinante dessa situação a pobreza. No entanto, mesmo desconsiderando o nível sócio-econômico, a mortalidade por homicídio de negros supera a dos brancos.

A base de informações utilizada na publicação foi a do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, que capta todos os dados de óbitos ocorridos no País, dentro ou fora de ambiente hospitalar, com ou sem assistência médica.

Os dados analisados são os de 2005. Como a tendência de morte leva até 10 anos para sofrer mudanças drásticas, para o Ministério da Saúde, as informações refletem a atual situação da mortalidade no País.





Fonte: Redação Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/170090/visualizar/