Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Quarta - 05 de Novembro de 2008 às 15:39
Por: Patrícia Neves

    Imprimir


Usando as doutrinas do gerenciamento de crise, policiais do 1º Batalhão da Polícia Militar, conseguiram evitar que o sequestro de uma senhora de 75 anos terminassem em tragédia, na manhã desta quarta-feira (05.11), no bairro Boa Esperança, em Cuiabá. Os dois negociadores conseguiram livrar a idosa e prenderam os assaltantes Wilian Oliveira Silva, 26, e Wagner de Arruda Oliveira, 19. O primeiro preso já é um antigo conhecido da Justiça. Foi preso em março deste ano por crime de roubo e foi colocado em liberdade há pouco mais de trinta dias. Ambos estavam em poder de dois revólveres calibre 38, além de farta quantidade de munições.

O tenente-coronel Jadir Metello, comandante do 1º BPM e um dos negociadores da ação, explicou que a dupla rendeu a senhora na tentativa de escapar do flagrante por roubo. Na manhã de hoje (05.11), os dois homens renderam um funcionário de uma advogada no momento em que ele chegava para trabalhar, por volta das 8h. Eles renderam ainda outras cinco pessoas que lá estavam, dentre elas uma criança de seis anos, e passaram a roubar jóias, relógios e aparelhos de telefone celular. Antes que pudessem deixar o local, os policiais chegaram a residência da advogada.

Para fugirem, os bandidos passaram a pular os muros das casas vizinhas e terminaram na casa da idosa. Diante da situação de perigo instalada, o capitão Renato Marcondes passou a realizar a negociação para que a refém fosse liberada e os bandidos se entregassem. Nervosos, os bandidos exigiram a presença da imprensa, mas o pedido não foi aceito. Em seguida, a idosa foi liberada e os dois bandidos permaneceram dentro da casa.

O tenente-coronel Costa passou a auxiliar o processo de gerenciamento e deu garantias à dupla de que a casa não seria invadida. Minutos depois os dois homens deixaram o local e foram encaminhados para o Centro Integrado de Segurança Pública (Sejusp).

“A área possui muitas residências e por isso implementamos as ações preventivas, por esse motivo a chegada da PM ao local foi tão rápida”, explicou o tenente-coronel Costa.

A doutrina utilizada para o gerenciamento de situações extremamente tensas, como a de sequestro, exige dos profissionais da área de segurança muita paciência e capacidade de conquistar a confiança dos criminosos envolvidos na ação. Ao longo de 20 anos, conforme o comandante geral da PM, coronel Antônio Benedito Campos Filho, não se registrou nenhuma morte em situações de gereneciamento de crises.





Fonte: Assessoria PM/MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/170181/visualizar/