Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 05 de Novembro de 2008 às 13:39

    Imprimir


O deputado federal Carlos Abicalil (PT) defendeu nesta terça-feira (04), a expansão e interiorização das agências da Previdência Social no Estado de Mato Grosso. Em audiência com o ministro da Previdência Social, José Pimentel, o coordenador da bancada alegou que o Estado tem apenas 22 agências com disposição conservadora que estão estacionadas desde os anos 90.

“O ministro Pimentel está tratando de um intenso programa de expansão do acesso ao serviço da Previdência Social e um dos assuntos mais candentes neste momento é a expansão e interiorização das agências. Assim como outros serviços públicos estão se expandindo, como é o caso dos Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFET´s), nós teremos mais oito ou dez agências no interior de Mato Grosso”, ressaltou Abicalil.

O parlamentar explicou que a expansão do trabalho formal no Estado é superior a média nacional, conseqüentemente isto se soma a um volume maior de trabalho.

“Estamos debatendo com o ministro Pimentel a possibilidade de que as definições destas novas unidades possam ser compartilhadas com um desenho de ocupação do Estado, que não necessariamente corresponde aos municípios com mais de 20 mil habitantes. A justificativa seria as regiões longínquas do Estado, onde os municípios são grandes em extensão, embora pequenos de população, têm representado dificuldades de acesso”, citou.

Abicalil enfatizou que a construção destas novas agências importaria investimentos solidários, ou seja, demandaria emendas parlamentares. “A construção destas agências receberão recursos de emendas e o equipamento e pessoal seriam de responsabilidade federal. Já o terreno para construção da agência, estaria em domínio municipal, e pode ser garantido por doação”, planejou. “Há um entendimento avançado da gerência regional de Mato Grosso em relação a localização e a mediação dos municípios para realizar a doação e, agora, é necessário a intervenção da bancada para assegurar os recursos”, conclui.

Cada agência da Previdência Social terá em torno de 294 m2 e demandará recursos de aproximadamente R$ 530 mil.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/170201/visualizar/