Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 18 de Junho de 2013 às 22:34

    Imprimir


Os produtores de madeira do norte de Mato Grosso reuniram-se na tarde segunda-feira (17) com o secretário de Estado de Meio Ambiente, José Lacerda para resolver os problemas que têm prejudicado o desenvolvimento florestal da região. A reunião contou com a participação dos deputados estaduais Dilmar Dal’ Bosco (DEM) e Baiano Filho (PMDB).


 
A principal reivindicação da categoria é a descentralização dos serviços ambientais, que no Norte de Mato Grosso seria concentrado no município de Sinop, onde a prefeitura local ficaria responsável pela emissão de licenças paras as atividades de baixo e médio impacto ambiental. A mudança dará mais agilidade e simplicidade aos processos, além de diminuir os custos com taxas de serviços.


 
De acordo com o presidente eleito do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), Gleisson Tagliari, o excesso de burocracia e as altas taxas na produção criam obstáculos para o bom andamento do setor, principalmente neste período de colheita da madeira. “Precisamos de Leis que incentivem o fomento do negócio florestal, para fortalecer a atividade madeireira, que tem grande força na economia de Mato Grosso” argumenta.


 
O deputado Dilmar Dal Bosco, afirmou que o setor precisa de incentivos do Estado. Ele afirmou que mesmo passando por uma transformação econômica e se firmando como cidade prestadora de serviço, 40% da economia do município de Sinop ainda depende da atividade madeireira.


 
“O Sindusmad possui cerca de 100 empresas sindicalizadas, gerando inúmeros empregos diretos e indiretos em nossa região. Por isso, o Estado, por sua vez, precisa fazer sua parte, dando condições para o setor trabalhar”, defende.


 
José Lacerda garantiu investir em ações e políticas públicas que valorizem o meio ambiente. Ele assegurou que até meados do mês de agosto, será realizada a descentralização dos serviços ambientais e a reestruturação do órgão para a região norte. O desmembramento dos serviços ambientais teve início em janeiro deste ano na capital do Estado.


 
“Com a descentralização vamos melhorar a prestação de serviços, agilizando o licenciamento ambiental. Assim, não será mais necessário que os empresários se desloquem até a capital para fazer certos procedimentos, resolvendo no próprio município as suas demandas”, concluiu o secretário afirmando que o órgão está investimento em um novo sistema de processamento de dados e qualificação dos servidores.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/17021/visualizar/