Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 03 de Novembro de 2008 às 15:40
Por: Sid Carneiro

    Imprimir


Um projeto de lei apresentado pelo deputado José Domingos Fraga (DEM) reforça as campanhas de conscientização ao câncer infantil em Mato Grosso. Na proposta, o parlamentar alerta o Governo do Estado para ampliação de propagandas sobre o assunto, com a distribuição de panfletos sobre os sintomas da doença que atingem milhares de crianças em todo o Estado. Fraga propõe um conjunto de ações direcionadas aos pais, indicando para a necessidade de avaliações médicas freqüentes.

Após aprovada e sancionada a matéria, caberá a Secretaria de Estado de Saúde autorizar e regulamentar o que for necessário até 30 dias de sua publicação, inclusive as ações necessárias para que sua aplicabilidade tenha eficácia jurídica e social. A lei prevê ainda que as despesas decorrentes da execução devam ocorrer por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.

"A proposta tem a finalidade de autorizar o Executivo estadual, através da Secretaria de Estado de Saúde, a criar o Programa Permanente de Conscientização Sobre o Câncer Infantil", justificou o deputado.

Dados apontam que o câncer, no Brasil, atinge entre 12 e 13 mil crianças, anualmente. Sessenta por cento dos casos podem ser curados, mas apesar disso, a doença ainda registra números alarmantes, representando no país a terceira causa-morte de crianças entre um e 14 anos de idade. Isso acontece porque nem a metade das crianças com câncer chega aos centros de tratamento especializados.

Segundo o deputado, o câncer infantil é mais sensível aos tratamentos e por isso mais fácil de ser curado, porém a grande arma contra ainda é o diagnóstico precoce, podendo apresentar até 70% de cura.

O parlamentar alerta que mudanças de atitudes, hábitos ou disposição nas crianças, geralmente devem ser investigadas. Como os cânceres da infância não esfoliam e raramente sangram, não existe um método de detecção precoce.

O combate ao câncer infantil começa com o diagnóstico, baseado em análises laboratoriais e no estudo de imagens. O tratamento deve ser realizado em centros especializados e inclui três procedimentos principais: quimioterapia, radioterapia e cirurgia.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/170364/visualizar/