Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 03 de Novembro de 2008 às 10:23

    Imprimir


Em um telefonema ao primeiro-ministro da Austrália, Kevin Rudd, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, teria perguntado o que era o G20. A gafe foi divulgada pela imprensa australiana nesta segunda-feira e repercutida pelo jornal britânico The Times.

Na conversa realizada entre os dois líderes no dia 10 de outubro, eles discutiam um plano para uma resposta coordenada do G7 à crise do mercado financeiro mundial e o papel do G20 (grupo de paises em desenvolvimento do qual o Brasil faz parte) nessa situação.

De acordo com o jornal The Australian, o ministro Rudd afirmou que, para resolver a agitação financeira global, seria necessário incluir os países asiáticos e, conseqüentemente, levar a discussão ao grupo G20. Na conversa, o presidente Bush teria questionado "o que é G20?".

Fontes diplomáticas dos dois países afirmaram que a divulgação de Rudd dessa gafe poderia inclusive prejudicar a aliança entre a Austrália e ops Estados Unidos, além de gerar dúvidas internacionais sobre a credibilidade de Bush como líder, segundo informações do jornal Times.

O ministro negou ao jornal Sydney's Today Telegraph que Bush tenha feito essa observação. "O presidente não fez as observações que lhe foram atribuídas neste artigo em questão", disse ele.





Fonte: Redação Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/170387/visualizar/