Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 30 de Outubro de 2008 às 13:09

    Imprimir


O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, disse que pode convidar republicanos para participar de seu governo se ganhar a eleição presidencial norte-americana da próxima semana.

Obama também afirmou ter "algumas idéias bastante boas" sobre ocupantes do primeiro escalão do governo, embora tenha enfatizado que sua prioridade ainda é a reta final da campanha, e que a vitória não está garantida, apesar da sua liderança nas pesquisas.

"Há um processo de transição, para o qual não estou prestando atenção diariamente, mas que precisa ser estabelecido", disse o democrata à ABC News, nesta quarta-feira.

Obama disse ser "absolutamente" importante ter republicanos no gabinete, mas evitou especular sobre a permanência, por exemplo, do secretário de Defesa, Robert Gates. Há rumores de que tanto Obama quanto o republicano John McCain estariam dispostos a preservá-lo no Pentágono.

"Não vou entrar em detalhes", disse Obama, acrescentando, porém, que a política de segurança nacional deveria ser um tema bipartidário.

Outras pessoas cotadas para ocupar a pasta da Defesa em um eventual governo Obama são o ex-secretário da Marinha Richard Danzig e o senador republicano Chuck Hagel.

Alguns analistas defendem que durante a transição - entre a eleição, em 4 de novembro, e a posse, em 20 de janeiro - o presidente eleito deveria indicar rapidamente os novos secretários de Tesouro, Defesa e Estado, o que evitaria especulações envolvendo a crise financeira global e as guerras do Iraque e Afeganistão.

"Não quero queimar a largada a respeito disso", afirmou Obama, que, no entanto, elogiou o governo Bush por oferecer os recursos do governo para que os candidatos iniciem logo o processo de seleção dos secretários.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/170503/visualizar/