Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Quinta - 30 de Outubro de 2008 às 08:15

    Imprimir


Um estudo divulgado pela Nokia Siemens Networks afirma que o tráfego de dados nas redes móveis 3G e 4G deve aumentar 50 vezes entre 2008 e 2013 no Brasil, atingindo uma expansão média de 90% ao ano. Entretanto, o levantamento aponta que a atual capacidade do sistema para suportar essa demanda se esgotará em 2011.

A previsão é que em cinco anos a quantidade de usuários de redes de terceira geração atinja 100 milhões de pessoas, com as receitas anuais das operadoras de serviços do setor chegando a R$ 36 bilhões. Em 2008, segundo o levantamento, 3,5 milhões de pessoas devem utilizar as redes 3G.

Atualmente, apenas 5 MHz --de um total de 115 MHz-- do espectro disponível para as redes de terceira geração estão sendo utilizadas. Para cobrir a demanda projetada pelo estudo para 2013, seria necessário que o espectro para rede de tráfego móvel atingisse pouco mais de 250 MHz.

"Para garantir que este crescimento do tráfego ocorra de forma sustentável, a introdução de tecnologias mais eficientes por parte dos fornecedores de equipamentos nos próximos três anos é essencial", afirma o grupo.

3G

Um outro estudo divulgado semana passada pela GSMA (GSM Association) afirma que a banda larga móvel 3G HSPA (High Speed Packet Access) será a principal forma de acesso à internet na América Latina em três anos. A rede 3G é utilizada, entre outras, pelas operadoras de celular para oferecer internet móvel e é concorrente da rede WiMax.

Para a GSMA --que representa mais de 750 operadoras de telecomunicações em 218 países-- a liderança será conquistada devido "à constante melhoria da cobertura, capacidade e desempenho das redes 3G HSPA".

No Brasil, de acordo com a associação, mais de 500 mil pessoas acessaram a internet por meio de redes e aparelhos com a tecnologia em menos de um ano de operação.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/170541/visualizar/