Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 29 de Outubro de 2008 às 17:26

    Imprimir


A China, países que mais emite poluentes no mundo, jogou hoje para os países desenvolvidos a responsabilidade pela redução das emissões de gases do efeito estufa, causadores de aquecimento global e mudança climática. Um livro branco (de diretrizes) publicado pelo Escritório de Informação do Conselho de Estado chinês estipula que os países ricos devem gastar, pelo menos, 0,7% de seu Produto Interno Bruto (PIB) para ajudar aqueles em vias de desenvolvimento a enfrentar o problema da mudança climática.

A diretriz foi dada hoje pelo subdiretor da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, Xie Zhenhua, ao explicar o conteúdo do livro branco, intitulado "Políticas e ações da China para lutar contra a mudança climática" à imprensa. "Mas até agora suas despesas estão muito abaixo desse nível", destacou Xie.

"Por sua vez, as nações em desenvolvimento devem adotar de forma ativa medidas para se adaptarem à mudança climática, reduzir as emissões de gases poluentes ao nível mínimo e cumprir suas responsabilidades ao enfrentar este fenômeno", destacou. "As nações ricas devem assumir uma maior responsabilidade na luta contra a mudança climática, já que suas emissões de gases do efeito estufa entre 1950 e 2000 representaram 77% do total mundial", alegou Xie.

"De acordo com nossos dados, as emissões totais da China alcançaram atualmente quase o mesmo nível que as dos EUA, mas devemos estudar o assunto desde um ponto de vista equitativo e histórico", disse. Segundo a Agência de Avaliação Ambiental da Holanda, porém, as emissões de gases da China já superaram as dos Estados Unidos, em 8%, em 2006.

O Conselho de Estado reconheceu que o processo de industrialização da China está dominado pela utilização do carvão como combustível, mas descartou mudanças substanciais em um futuro próximo. As declarações do Executivo chinês ocorrem por ocasião da realização em 7 e 8 de novembro, em Pequim, de uma cúpula sobre mudança climática organizada pela China e a ONU.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/170571/visualizar/