Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 29 de Outubro de 2008 às 17:14

    Imprimir


Um novo tipo de mineral descoberto em Marte pela sonda espacial Mars Reconnaissance Orbiter indica a presença de água há muito mais tempo do que se acreditava, informou ontem a agência EFE. Para o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, na sigla em inglês), da Nasa, agência espacial americana, o mineral também aponta a importância que teve a água na topografia do planeta vermelho, assim como a possibilidade de existir vida.

Os pesquisadores disseram que a presença de silício hidratado, também conhecido como opala, são indícios fundamentais da presença de água há milhões de anos em Marte. Segundo Scott Murchie, do Laboratório de Ciências Aplicadas da Universidad Johns Hopkins, "é uma importante descoberta porque extende o tempo em que a água líquida e algum tipo de vida possam ter existido há dois milhões de anos", afirmou.

Em comunicado, o JPL informou que os novos minerais se formaram quando a água alterou os materiais criados pela atividade vulcânica e pelo inmpacto de um meteorito. Até o momento, haviam sido detectados apenas filosilicatos e sulfatos hidratados que se formaram há 3,5 milhões de anos.

"Identificamos materiais opalinos em finas camadas de terra que se estendem por longas distâncias no interior do que poderia ter sido um rio", disse Ralph Milliken, cientista do JLP. Para o JLP, quanto mais tempo tenha existido água, mais tempo houve para alguma forma de vida habitar o planeta.





Fonte: Redação Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/170572/visualizar/