Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 29 de Outubro de 2008 às 15:04

    Imprimir


Chegou a 170 o número de pessoas mortas nesta quarta-feira na Província de Baluchistão, no sudoeste do Paquistão, perto da fronteira com o Afeganistão, devido a terremotos de 6,4 graus e de 6,2 graus na escala Richter que ocorreram em um intervalo de cerca de 12 horas. O número foi divulgado por Dilawar Kakar, prefeito de Ziarat, uma das áreas mais atingidas.

"Os trabalhos de resgate terminaram. Nós já encontramos todos os corpos e feridos. Nosso problema, agora, é oferecer abrigo, já que há número insuficiente de tendas, de mantas e de comida, e as temperaturas continuam caindo", disse o prefeito à agência de notícias Reuters. Segundo ele, os feridos somam 350.

O primeiro tremor surpreendeu os paquistaneses pois ocorreu às 5h10 (21h10 de terça-feira, em Brasília), quando eles ainda dormiam. Seu epicentro, de acordo com o Instituto Geológico dos Estados Unidos, estava a 60 km de Quetta, capital provincial. O segundo tremor ocorreu às 17h32 (9h32 desta quarta-feira, em Brasília), a 58 km de Quetta e a 205 km da cidade de Candahar, no Afeganistão.

Os tremores causaram desabamentos em série, já que muitos imóveis são feitos de barro. Houve ainda deslizamentos de terra. Informações do governo paquistanês apontam para a destruição de cerca de 1.500 imóveis.

Em Ziarat, cerca de 12 mil pessoas estão desabrigadas. Em Wam, outra área também muito atingida, as autoridades já utilizam escavadeiras para cavar covas coletivas. Na vila de Sohi, um repórter da agência Associated Press também relatou que moradores estão cavando uma grande cova para corpos.

Resgate

Com as estradas bloqueadas por deslizamentos, o Exército está ajudando a levar médicos, tendas, cobertores e tropas para os locais atingidos, principalmente o vale de Ziarat, um dos principais pontos turísticos de Baluchistão. Na operação de resgate estão sendo usados ainda quatro helicópteros para levar feridos a hospitais locais.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) enviou duas equipes para ajudar, já que há muitas pessoas desabrigadas e o frio é rigoroso.

Em Ziarat, onde as telecomunicações estão cortadas, tendas para distribuição de mantas e alimentos são construídas. O local deverá ter também dois hospitais de campanha.

Histórico

O Paquistão já foi atingido antes por grandes terremotos. Em outubro de 2005, cerca de 73 mil pessoas morreram quando um tremor de 7,6 graus da escala Richter atingiu montanhas do norte. Em 1935, cerca de 30 mil pessoas morreram e Quetta ficou destruída após um forte terremoto.

Baluchistão é a maior Província do Paquistão, mas uma das menos povoadas. Na região, estão as maiores reservas de gás natural do país, mas ainda não há informações sobre danos nas estruturas de exploração de gás.

Com Reuters, Associated Press e France Presse





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/170598/visualizar/