Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 29 de Outubro de 2008 às 14:40

    Imprimir


Representantes dos 8 municípios que formam a Região de Planejamento VIII do Zoneamento Socioeconômico Ecológico de Mato Grosso se reúnem hoje, amanhã e sábado, em Tangará da Serra. Eles iniciarão mais uma etapa de estudos, avaliações e propostas em torno do Projeto de Lei nº 273/2008 que cria a Política de Planejamento e Ordenamento Territorial do Estado de Mato Grosso. Em pauta, a busca do desenvolvimento sustentado das regiões mato-grossenses com base em análise técnica feita dessas unidades, com as informações necessárias para definir diretrizes adequadas de uso e de ocupação.

Além de Tangará, o grupo de municípios é formado – no sudoeste – por Barra do Bugres, Denise, Nova Olímpia e Porto Estrela no centro-sul, por Santo Afonso e, a norte do estado, por Brasnorte e Campo Novo do Parecis.

A proposta de zoneamento tem como base estudos da realidade mato-grossense em seus diversos aspectos – envolvendo os meios físico, biótico e socioeconômico. Isso acontecerá em escala suficiente para identificar potencialidades e vulnerabilidades, e com isso orientar o uso mais correto para os diversos ambientes que integram Mato Grosso. A intenção é proteger o meio ambiente sem prejudicar a produção agrícola e as atividades que fazem uso da natureza.

O ZSEE é um instrumento para racionalização da ocupação de espaços territoriais e redirecionamento de metas e diretrizes. Por meio dele estão sendo levantados elementos para elaboração e execução de planos regionais na busca do desenvolvimento sustentável nas 12 regiões de planejamento existentes em Mato Grosso.

Com as reuniões pelo estado, Assembléia Legislativa e municípios pretendem fortalecer a proposta de zoneamento do governo. O objetivo dos encontros é ouvir os diversos setores da sociedade mato-grossense nas questões ambientais, econômicas e sociais.

O principal motivador desse processo é o Zoneamento Sócio Econômico Ecológico. O projeto 273 foi encaminhado pelo governo à Assembléia Legislativa em abril deste ano, após ser validado pelas 47 entidades que integram a Comissão Estadual de Zoneamento.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/170604/visualizar/