Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 29 de Outubro de 2008 às 13:39

    Imprimir


O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou hoje que Mato Grosso foi o Estado que mais desmatou florestas no mês passado com 216 km². Praticamente metade deste total foi de corte rasos de árvores. O Pará é o segundo com 127 km², seguido pelo Maranhão, com 97 km² de derrubadas. Nos últimos três meses, o Pará era o campeão em desmates e, com o balanço divulgado hoje, Mato Grosso volta a liderar o ranking.

De acordo com o Inpe, a queda nos desmates nos estados da Amazônia diminuiu 22% em relação a agosto. O levantamento com imagens de satélites, apontam que foram 587 quilômetros quadrados de floresta derrubados ou degradados durante todo o mês de setembro e a queda em relação ao mesmo período do ano passado foi de 3%. e comparado à média dos últimos 12 meses (722 km²), o índice caiu 18%. Em agosto deste ano, o total desmatado foi de 756 km².

Grajaú, no Maranhão, foi o município campeão em desmates com 70 km quadrados. Porto Velho (RO) ficou em segundo com 36km, mesma quantidade do município mato-grossense de Brasnorte. Peixoto do Azevedo foi o 7º maior desmatador com 21 km quadrados.

Os técnicos usaram o sistema Deter (Detecção de Desmatamento em Tempo Real), que identifica apenas as áreas com área maior que 2.500 m². Devido à cobertura de nuvens, apenas 77% da Amazônia Legal pôde ser vista nas imagens analisadas. Os estados que ficaram mais encobertos foram o Amapá (92%) e o Pará (63%).





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/170615/visualizar/