Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 28 de Outubro de 2008 às 07:09

    Imprimir


A sete dias da eleição presidencial americana, o candidato democrata, Barack Obama, continua à frente na pesquisa de intenção de voto, com vantagem de quatro pontos percentuais sobre o republicano John McCain. Obama lidera a maioria das pesquisas desde o estouro da grave crise financeira nos Estados Unidos, em 15 de setembro.

Pesquisa Reuters/C-SPAN/Zogby divulgada nesta terça-feira aponta que Obama tem 49% da preferência do eleitorado, contra 45% de McCain. O resultado representa uma pequena queda na vantagem de Obama, que nesta segunda-feira, era de 5 pontos.

McCain, senador pelo Arizona, ainda está atrás na pesquisa, mas conseguiu reduzir a margem de 12 pontos de Obama para menos da metade nos últimos cinco dias.

Quando o instituto iniciou as pesquisas diárias, em 6 de outubro, Obama liderava com 48% contra 45% de McCain, marca que o republicano não conseguiu superar.

McCain consolidou sua vantagem entre os eleitores homens e brancos, mas Obama manteve vantagem de dois dígitos entre dois grupos considerados cruciais para as eleições de 4 de novembro, as mulheres e os independentes.

O pesquisador John Zogby afirma que Obama teve um desempenho muito bom entre os eleitores ouvidos na segunda-feira. O democrata tem ainda margem significativas entre hispânicos e católicos, dois grupos que foram fundamentais para a reeleição do republicano George W. Bush em 2004.

"Faltando sete dias para a eleição, McCain ainda não está onde deveria estar com alguns grupos importantes de eleitores. E ele está ficando sem tempo", disse o especialista em pesquisas John Zogby.

Em um sinal preocupante para o republicano, Obama lidera entre todos os grupos etários, com exceção da faixa de 30 a 49 anos. McCain, veterano de guerra e ex-piloto da Marinha, perde também entre os eleitores que tem um familiar nas Forças Armadas.

O independente Ralph Nader e o libertário Bob Barr receberam apoio de 1% dos eleitores cada. Outros 3% declararam-se indecisos.

A pesquisa foi realizada com 1.202 pessoas por telefone, entre 25 e 27 de outubro. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos.

Aposta

Uma pesquisa Gallup divulgada nesta terça-feira aponta que a maioria dos eleitores reconhecem o favoritismo de Obama, 71% apostam na vitória do democrata contra apenas 23% que dizem acreditar na vitória de McCain.

Até mesmo os eleitores que declaram voto pelo senador republicano dizem que Obama será o próximo presidente americano, por uma margem de 49% a 46%.

As apostas na vitória democrata aumentaram significativamente desde junho, quando Obama derrotou a última rival pela nomeação democrata. Na época, uma margem muito menor, de 52% a 41%, diziam que o novato senador por Illinois ganharia a corrida pela Casa Branca.

Sem grandes perspectivas a uma semana da eleição, McCain adotou um discurso similar ao da democrata Hillary Clinton, que, semanas antes do fim das primárias, já tinha derrota apontada.

"Ergam-se, ergam-se, ergam-se e lutem. Vale a pena lutar pela América. Nada aqui é inevitável. Nós nunca desistimos. Nunca nos rendemos. Nunca nos escondemos da história. Nós fazemos a história", disse o republicano em um discurso ovacionado em Ohio.

Contudo, o tom de otimismo parece não ter contagiado os eleitores republicanos, que ainda apontam, por margem de três pontos percentuais, que ele vai perder a eleição de 4 de novembro. entre os eleitores do democrata, como esperado, 94% apontam vitória de Obama contra apenas 2% que indicam vitória de McCain.

A pesquisa Gallup foi realizada entre 23 e 26 de outubro, com 1.010 pessoas. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Com Reuters





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/170742/visualizar/