Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 27 de Outubro de 2008 às 14:59

    Imprimir


Com a conquista da maioria das prefeituras do país nas eleições municipais que encerraram neste domingo, o PMDB ganhou força para disputar o comando da Câmara do Deputados e do Senado Federal em 2010. Embora oficialmente o partido tenha lançado apenas o nome do deputado Michel Temer (PMDB-SP) para presidir a Câmara, senadores peemedebistas trabalham nos bastidores para emplacar um nome da legenda no comando do Senado.

O PT lançou o senador Tião Viana (AC) na disputa pela presidência do Senado com a esperança do apoio do PMDB --uma vez que os petistas prometem honrar o compromisso de apoiarem a candidatura de Temer na Câmara. Senadores peemedebistas, no entanto, argumentam que o partido deve ficar com o comando das duas Casas Legislativas por reunir as maiores bancadas na Câmara e no Senado.

Com a vitória maciça nas eleições municipais, senadores peemedebistas também argumentam que o PMDB é o partido mais forte da atualidade em todo o país, motivo que permitiria à legenda centralizar o comando do Legislativo.

Interlocutores do partido afirmaram à Folha Online que a disposição entre os integrantes da legenda é lançar candidatura própria à presidência do Senado, já com vistas a fortalecer o partido para a corrida presidencial de 2010.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva trabalha para unir petistas e peemedebistas no Congresso com a intenção de viabilizar uma chapa única PT-PMDB na disputa pelo Palácio do Planalto em 2010. O PMDB sinalizou, porém, que pretende lançar candidato próprio à presidência para fortalecer a hegemonia do partido no país.

Candidatos

O ministro Hélio Costa (Comunicações) é cotado para disputar o comando do Senado, uma vez que está licenciado da Casa para ocupar o ministério. Costa retornaria ao Legislativo como candidato do PMDB à presidência do Senado. Nos bastidores, peemedebistas também trabalham para lançar o senador José Sarney (PMDB-AP) na disputa, embora oficialmente o parlamentar negue disposição em disputar o cargo.

Como o PMDB reúne as duas maiores bancadas na Câmara e no Senado, pela tradição do Congresso, o partido teria a prerrogativa de ocupar as duas presidências. Nas eleições de 2006, porém, o PMDB fechou acordo com o PT para que o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) assumisse a presidência da Câmara --mesmo com a maior bancada nas mãos dos peemedebistas.

O PT reivindica, agora, que o acordo firmado na Câmara em 2006 seja repetido no Senado. Os petistas querem emplacar Viana no comando da Casa Legislativa, uma vez que o PMDB lançou Temer oficialmente para a presidência da Câmara.

Os petistas argumentam que as Casas precisam ter forças distintas em seu comando para assegurar maior representatividade às legendas que têm representantes no Congresso.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/170759/visualizar/