Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 27 de Outubro de 2008 às 14:52

    Imprimir


O consumo de energia elétrica do setor industrial caiu pela primeira vez no ano, segundo a EPE (Empresa de Pesquisa Energética). De acordo com os dados de setembro, o consumo foi 168 GWh inferior ao que fora constatado no mês anterior, variação negativa de 1,1%.

Para a EPE, esse resultado somado ao fato de a taxa acumulada de crescimento em 12 meses do setor ter sido a menor do ano (4,6%) indica sinais de arrefecimento do ritmo da produção industrial. Em relação a setembro de 2007, o consumo da indústria cresceu 4,2%.

O consumo de energia elétrica no país cresceu 4,8% em setembro, na comparação com igual mês em 2007. No mês passado, o consumo totalizou 33.262 GWh (gigawatts-hora), recorde no ano.

No acumulado de janeiro a setembro, constatou-se incremento de 4,3% sobre período correspondente no ano passado, com consumo de 292.925 GWh. Segundo a EPE, essa expansão vem sendo puxada pelas classes residencial e comercial.

Na análise da empresa responsável pelo planejamento energético do país, o resultado de setembro ficou dentro do esperado. Os valores fechados do terceiro trimestre apontam que foi o que registrou maior aumento de consumo.

"Em adição, mostra que os reflexos da crise financeira mundial ainda não se fizeram sentir no mercado brasileiro de energia elétrica, embora já possam ser percebidos alguns sinais no setor industrial", afirma a Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica, da EPE.

O consumo comercial continuou impulsionando o resultado geral. Na comparação com setembro de 2007, houve expansão de 6,8%. No ano, o segmento tem incremento de 5,2%, e nos últimos 12 meses, cresceu 5,4%.

Já o consumo residencial aumentou 4,9% frente a setembro de 2007. Nos últimos 12 meses, esse crescimento chega a 5,3%, influenciados por 1,9 milhão de novas ligações, acima da média observada nos últimos anos. De janeiro a setembro, o consumo residencial subiu 5,3% frente a igual período em 2007.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/170760/visualizar/