Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 27 de Outubro de 2008 às 13:41
Por: Patrícia Sanches e Romilson Do

    Imprimir


O prefeito reeleito Wilson Santos (PSDB) continua, no segundo mandato, com uma base sólida no legislativo cuiabano. Dos 19 parlamentares que tomam posse em 1º de janeiro, nada menos que 14 são tidos como governistas. Os únicos opositores são o petista Lúdio Cabral, os peemedebistas Domingos Sávio e Lutero Ponce e os republicanos Chico 2000 e Francisco Vuolo.

Por ter maioria, a tendência é que o Palácio Alencastro consiga eleger o novo presidente da Câmara, inclusive do próprio PSDB, partido do prefeito. O nome mais cotado é do reeleito com 4.882 votos Edivá Alves. Santos garantiu novo mandato neste domingo ao alcançar a 60,5% dos votos válidos (175.038 votos), num embate contra o empresário Mauro Mendes, que teve 39,5% dos votos válidos (114.432).

O PSDB elegeu 4 vereadores. Assim, fica com a maior bancada, representada por Edivá e Lueci Ramos, que foram reeleitos, e pelos estreantes Antonio Fernandes e Paulo Borges. O PP garantiu três cadeiras, que serão ocupadas por Levi de Andrade, Éverton Pop e Deucimar Silva. Já o PRTB, o PDT, o PMDB e o PR passam a ter dois parlamentares. No caso do PRTB foram eleitos o professor Néviton Fagundes e Ralf Leite. O PDT assegurou vagas com Adevair Cabral e Toninho de Souza, enquanto o PMDB reelegeu Domingos Sávio e Lutero Ponce. O PP mantém no posto os vereadores Francisco Vuolo e Chico 2000.

Quatro agremiações partidárias ficam com um representante: PT, PPS, PRB e PTB. Dos candidatos petistas, o único a assegurar cadeira foi o médico e já vereador Lúdio Cabral. O PPS continua com Ivan Evangelista e o PRB conseguiu emplacar o pastor Washington Barbosa. O PTB garantiu uma vaga, que ficou com o vereador Clovis Huguiney, o Clovito.

A Câmara de Cuiabá detém um orçamento mensal de R$ 1,6 milhão. Gasta quase todo o duodécimo com a folha. São mais de 500 servidores. Cada parlamentar ganha hoje R$ 7,5 mil e tem controle sobre despesas de gabinete e usufruem ainda de veículos pago com o erári, verba indenizatória e quadro de assessores DAS. Os parlamentares participam de duas sessões semanais.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/170770/visualizar/