Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 26 de Outubro de 2008 às 19:06
Por: Laryssa Borges

    Imprimir


O ex-governador do Estado do Amazonas, Amazonino Mendes (PTB), da Coligação Manaus por um Futuro Melhor, foi eleito prefeito de Manaus (AM) com 57,16% dos votos válidos. Em segundo lugar ficou o candidato à reeleição Serafim Corrêa (PSB), que recebeu 42,84% dos votos válidos. Brancos 1,08% e nulos 1,55%.

Amazonino Armando Mendes é advogado e empresário. Natural de Eirunepé (AM), ele já foi prefeito de Manaus duas vezes (de 1983 a 1986 e de 1993 a 1994). Depois do segundo mandato como prefeito de Manaus, foi eleito governador do Amazonas (de 1987 a 1990) e, na seqüência, senador (de 1991 a 1992).

Em 1995, Mendes voltou ao cargo de governador e após o cumprimento do mandato, foi reeleito para a função, permanecendo no cargo por mais quatro anos (de 1999 a 2002). Em 2004, Amazonino também concorreu às eleições pela prefeitura da capital amazonense, mas foi derrotado pelo agora candidato à reeleição - Serafim Corrêa. Já em 2006, tentou ocupar, pela quarta vez, o lugar de governador do Amazonas pelo PFL, mas foi derrotado pelo governador reeleito Eduardo Braga (PMDB), no primeiro turno.

Amazonino, que tem como vice Carlos Souza (PP), foi apoiado pela coligação "Manaus, um futuro melhor" (PTB, PTN, PTC, PHS, PP e PRTB).

Mesmo tendo sua candidatura impugnada no primeiro turno por causa de denúncias do candidato Omar Aziz (PMN), Mendes manteve o favoritismo durante todo o período eleitoral. O candidato do PMN alegou que a candidatura de Amazonino estaria inelegível por não ter quitado, dentro do prazo legal, uma multa de R$ 6 mil por propaganda irregular realizada em 2006, quando era candidato ao governo estadual. O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) só reverteu a situação no dia 2 de setembro, aprovando a candidatura por quatro votos a dois.

O nome de Amazonino foi escolhido pelo PTB com apoio dos partidos que formaram a Coligação Manaus por um Futuro Melhor. O PP nomeou o vive, o deputado federal Carlos Souza, após muita disputa com Rebeca Garcia, também deputada federal.

Durante evento comemorativo aos 90 anos da Confederação Sul-Americana de Atletismo, Amazonino afirmou que vai resgatar o esporte na cidade, investindo nos jovens talentos e apoiando os atletas de alta performance.

Amazonino realizou um comício no bairro da Compensa, zona oeste da cidade, no dia 17 de outubro. Ele afirmou o compromisso de instituir o "Bolsa Família municipal", que beneficiaria 100 mil famílias que já recebem o benefício homônimo do governo federal.

Amazonino também prometeu ampliar o atendimento médico à população por meio de unidades móveis de saúde, conceder bolsas de estudos para universitários que estudam em estabelecimentos particulares, recuperar o sistema viário da cidade e criar um centro de saúde exclusivo para o atendimento às mulheres.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/170840/visualizar/