Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 26 de Outubro de 2008 às 18:36

    Imprimir


Apoiado pelo governador Aécio Neves (PSDB) e pelo prefeito Fernando Pimentel (PP), Márcio Lacerda (PSB) esta matematicamente eleito prefeito de Belo Horizonbte. Segundo dados parciais do Tribunal Superior Eleitoral, com 90.14% das urnas apuradas, Lacerda registra 59.15% dos votos válidos, enquando Leonardo Quintão (PMDB) aparece com 40.85%. Ainda segundo dados preliminares, 3,51% do eleitorado da capital mineira votou em branco, enquanto 7.36% anularam o voto.

Lacerda, que conta como vice na chapa Roberto Vieira de Carvalho (PT), teve campanha marcada pelo apoio de duas grandes figuras políticas do Estado. Estiveram a seu lado em programas de TV e propagandas o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), e o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), em uma aliança bastante discutida na capital mineira.

vc repórter: mande fotos e notícias Aos 62 anos, Lacerda, que comandou a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais até maio deste ano, teve uma campanha que decolou apenas nos dois últimos meses.

O polêmico apoio de PSDB e PT à campanha de Lacerda foi o tema central da disputa mineira. Os partidos de esquerda, como o PSTU e o PCdoB, reprovaram a aliança, assim como o próprio PT, que teve alguns dissidentes partindo para o apoio à deputada Jô Moraes.

No primeiro turno, em contrapartida ao apoio do governador, que foi considerado uma grande alavanca para a ascensão de Lacerda, Jô tentou barrar a participação de Aécio Neves em programas de TV, mostrando apoio a Lacerda. Ela se baseou no fato de o PSDB não estar dentro da coligação encabeçada pelo PSB, mas teve o pedido rejeitado pela Justiça eleitoral.

A aliança em torno da candidatura de Lacerda começou a ser costurada em abril, quando o PT abriu mão de lançar um candidato próprio à prefeitura. Logo após indicar o candidato a vice-prefeito na chapa, o PT, inicialmente, vetou a entrada dos tucanos na coligação.

O clima, então, esquentou. O PSB queria formalizar a aliança com o PSDB para ter o governador Aécio Neves a seu lado, enquanto o PT só aceitava um apoio informal. Depois de diversas negociações, os socialistas lançaram oficialmente, no fim de junho, o nome de Lacerda como candidato à prefeitura, com o PT na coligação e com o apoio informal do PSDB.

A candidatura de Lacerda foi impulsionada por Aécio Neves. O socialista não tem uma carreira consolidada na política, fato que também foi bastante questionado por seus opositores. Em 2003, foi secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional, na gestão de Ciro Gomes. Posteriormente, de abril de 2008, foi secretário do governo de Aécio Neves, quando teve seu nome lançado para a prefeitura.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/170869/visualizar/