Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 24 de Outubro de 2008 às 08:12

    Imprimir


O número de candidatos à primeira habilitação subiu entre 30% e 40% em novembro em relação ao restante do ano. Muita gente corre para tirar a carteira, e evitar com isso as novas regras, que passam a valer a partir de janeiro de 2009.

A resolução do Conselho Nacional de Trânsito tem o objetivo de reduzir o número de acidentes nas ruas e nas estradas. A partir de janeiro, o curso de direção defensiva passa de 15 horas/aula para 20 horas/aula; o curso teórico terá 45 horas/aula, ou seja, 15 horas a mais; e o conteúdo será reforçado em temas como as conseqüências do consumo de álcool e drogas no trânsito.

Além de normas incorporadas ao código de trânsito brasileiro, o novo as auto-escolas terão que dar atenção especial aos motociclistas, as maiores vítimas do trânsito nas grandes cidades.

“Na medida em que aumenta muito a quantidade de acidentes, uma melhor capacitação teórica e prática faz um melhor condutor. Portanto, reduz o número de acidentes”, diz Roberto Leandro, diretor-presidente do Detran-PE.

A decisão é aprovada por quem atua no setor de formação de motoristas. “Já era necessária essa medida há muito tempo, devido às poucas aulas que a gente dá aos alunos”, diz Jorge Viana, do Sindicato de Formação de Condutores de Pernambuco.

Por causa do aumento da carga horária nas auto-escolas, vai ficar mais caro tirar a habilitação. E o valor da carteira também muda: passa de R$ 450,00 para R$ 550,00.

Na área de testes do Detran é fácil observar que muita gente preferiu optar pelo preço e pelas regras que ainda estão em vigor. “Eu antecipei a minha habilitação para não pagar mais caro no ano que vem”, afirma um jovem.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/170948/visualizar/