Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 23 de Outubro de 2008 às 14:16
Por: Flávia Borges

    Imprimir


Os dois candidatos a prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB) e Mauro Mendes (PR), enfrentam processos na Justiça, tanto na esfera federal quanto na estadual. Conforme levantamento realizado pelo site Congresso em Foco, entre os 60 candidatos que irão disputar o segundo turno em todo o País, 43 estão na lista suja . Isso significa que 71,6% deles se apresentam ao eleitorado tendo pendências judiciais.

Em apenas 3 cidades onde haverá segundo turno não foi encontrado processo ativo contra nenhum dos candidatos. São elas: Belo Horizonte (MG), Canoas (RS) e Macapá (AP). Em Cuiabá, no entanto, os dois respondem a processos. Santos está "enrolado" com a Justiça devido a uma ação junto ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região e outra junto ao Tribunal de Justiça. A pesquisa do Congresso em Foco não disponibiliza os motivos dos processos dos candidatos, fornecendo apenas os números dos processos.

Candidato de oposição e afilhado político do governador Blairo Maggi (PR), Mendes também não fica fora da lista suja. Ele responde a ação de cobrança junto ao TJ. Nenhum dos dois candidatos se manifestou sobre o caso. Atualmente, tramitam no Congresso projetos de lei que pretendem endurecer a regra, tornando inelegíveis os condenados em primeira ou única instância por determinados tipos de crime.

Hoje, para que algum candidato seja impedido de concorrer a cargos eletivos, é necessária condenação em sentença transitada em julgado , ou seja, contra a qual não cabem mais recursos, por abuso do poder econômico ou político, por crimes contra a economia popular, a fé pública, a administração pública, o patrimônio público e o mercado financeiro.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/170989/visualizar/