Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 23 de Outubro de 2008 às 06:50
Por: Reuters

    Imprimir


O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, continua crescendo nas pesquisas diárias Reuters/C-SPAN/Zogby e tem agora margem inédita de 12 pontos percentuais sobre o rival republicano, John McCain. A melhora, como nos últimos dias, foi resultado do maior apoio entre mulheres e independentes.

Segundo a pesquisa, divulgada nesta quinta-feira, Obama lidera a corrida pela Casa Branca com 52% das intenções de voto contra 40% de McCain. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos.

O resultado apontado hoje marca o quarto dia consecutivo de ganhos do democrata, que triplicou a liderança sobre o rival na última semana de pesquisas diárias.

"A expansão de Obama está realmente surpreendente", disse o pesquisador John Zogby. "Seu bom desempenho parece estar entre todos os grupos demográficos".

O senador por Illinois, que desagradou muitas mulheres ao derrotar Hillary Clinton na disputa pelas primárias e depois por não escolhê-la para a chamada chapa dos sonhos, ganhou ainda mais apoio entre as eleitoras americanas. Agora, ele tem 18 pontos percentuais de margem sobre McCain, no grupo.

Entre os eleitores independentes, outro grupo crucial para as eleições deste ano e que têm sido disputados pelas duas campanhas, apóiam Obama por uma margem surpreendente de 30 pontos percentuais --59% contra 29%.

Zogby disse ainda que McCain, 72, parece ter perdido o bom momento que construiu após o seu desempenho do terceiro e último debate presidencial, em 15 de outubro. "McCain pode tentar reverter o cenário, mas ele precisa encontrar seu foco", afirmou o pesquisador, acrescentando que os temas de economia que dominam a campanha ainda parecem favorecer o democrata.

"Em algum ponto há assuntos que simplesmente dominam a campanha e McCain tem sido particularmente fraco na economia", disse Zogby.

Perdas

A pesquisa divulgada nesta quinta-feira mostra ainda que McCain continua perdendo apoio entre sua base eleitoral. O republicano tem 81% do apoio entre os republicanos, uma queda de nove pontos percentuais desde o fim da convenção republicana, no começo de setembro. Obama conta com 86% dos eleitores democratas.

Entre os homens, outro grupo que favorecia o republicano, Obama tem agora uma margem de seis pontos percentuais, 48% a 42%. Já os eleitores brancos dão ao senador por Arizona uma margem de apenas dois pontos percentuais.

A sondagem aponta ainda que o independente Ralph Nader e o libertário Bob Barr permanecem estáveis com 2% e 1% das intenções de voto respectivamente. Outros 3% permanecem indecisos.

A pesquisa foi realizada com 1.208 eleitores, entre 20 e 22 de outubro.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/171044/visualizar/