Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 23 de Outubro de 2008 às 04:35
Por: Fabiana Reis

    Imprimir


Trabalho foi interrompido nas lavouras do Estado em razão da seca, o que preocupou agricultor, que nesta safra usa menos insumos

Agricultores de Mato Grosso retomaram nos últimos dois dois o plantio de soja. Os sojicultores haviam interrompido a atividade por causa da falta de chuva e chegou a ficar 10 dias paralisados aguardando que a chuva caísse e não causasse mais um prejuízo ao segmento. Mesmo que as chuvas não tenham atingido todos os municípios no mesmo volume, os produtores estão menos apreensivos.

O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Glauber Silveira da Silva, afirma que da semana passada para cá o plantio da oleaginosa avançou 2,7%, saindo de 15,3% (média no Estado) na sexta-feira (17) para 18% ontem. "Está dentro do prazo, no ano passado tivemos um atraso também no plantio. O que pode acarretar é no plantio do milho safrinha, porém, muitos produtores desistiram desta cultura em decorrência da restrição do crédito e do aumento dos insumos".

Em Nova Mutum, o presidente do Sindicato Rural da cidade, Alcindo Uggeri, afirma que choveu na segunda-feira (20) à noite e na terça-feira o dia todo e que ontem os trabalhos de plantio foram retomados. Ele diz que foi um alívio para os sojicultores, que estavam apreensivos com o prolongamento da estiagem. "Agora temos que recuperar o tempo perdido e plantar para que o milho safrinha não seja comprometido", afirma ao contar que foram cerca de 15 dias sem chuvas e que o plantio ficou suspenso por 10 dias, mas que ainda não gerou prejuízo. Com a quantidade de chuva que caiu, o presidente afirma que é o suficiente para plantar (sem nova chuva) durante uma semana com tranquilidade.

Em Lucas do Rio Verde, a secretária de Agricultura, Luciane Copetti, afirma que a chuva que caiu na cidade nos últimos três dias não foram uniformes, mas que em algumas regiões o plantio foi retomado. "Uma equipe da secretaria está a campo para levantar onde o plantio foi retomado ou não". Mato Grosso é o maior produtor de soja do país e o quarto maior do mundo. Para esta safra, a estimativa é que a produção seja 10% menor que a do ano anterior, quando foram produzidas 17,660 milhões de toneladas do grão.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/171048/visualizar/