Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 22 de Outubro de 2008 às 16:27

    Imprimir


De acordo com uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Distrito Federal é onde mais se gasta com aluguel, entre as dez maiores regiões metropolitanas do país. Quase 7% da população compromete mais de 30% da renda com aluguel. A taxa supera os níveis de São Paulo (4,9%) e do Rio de Janeiro (4,5%).

O professor do Departamento de Economia da Universidade de Brasília (UnB) Vitor Gomes afirma que o fato de o governo do DF regular o preço da terra mantém alto o custo da moradia. “O GDF vende o solo a conta-gotas. Quando você tem um controle estatal, um controle público da oferta do solo, a tendência é que o preço seja mais alto” ressalta.

Ele também afirma que, se o aluguel fosse mais barato e o habitante médio do DF gastasse menos dinheiro para morar, poderia haver mais investimentos e a região seria mais rica. “O governo arrecadaria mais, teríamos mais negócios e seria uma cidade mais próspera”.

A coordenadora da pesquisa, Maria da Piedade Moraes, explica que boa parte da população jovem acaba morando em quitinetes que não são residenciais, são comerciais. “Analisando os dados de domicílio improvisado, percebe-se que no DF é onde há mais pessoas morando em áreas que não são para moradia”.

A jornalista Roniara Castilhos disse ter ficado assustada quando decidiu morar em Brasília há um ano. Ela afirma que o preço que paga para alugar um apartamento de dois quartos em Brasília equivale ao de uma cobertura em Porto Alegre. “Um terço da nossa renda é destinada para aluguel e condomínio. Chega a ser assustador”.

Infra-estrutura

A pesquisa mostra também que o DF está em primeiro lugar entre os moradores que são atendidos por rede de esgoto, totalizando mais de 95%. Com relação à coleta de lixo, o DF aparece em quarto lugar, atrás de Porto Alegre, Curitiba e São Paulo. Todos têm mais de 99% de cobertura. Já no acesso à água, o DF ficou em quinto lugar, depois de São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Salvador.

A coordenadora da pesquisa lembra também que não é possível igualar os dados do Plano Piloto, em Brasília, aos de outras cidades do DF e do Entorno. “Mesmo a cidade em boas condições de moradia, água, esgoto e lixo, você ainda tem áreas que merecem mais atenção das autoridades responsáveis”, aponta Piedade Moraes.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/171056/visualizar/