Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 22 de Outubro de 2008 às 15:45

    Imprimir


O volume de cheques devolvidos, por falta de fundos, a cada mil compensados apresentou queda de 1,5% em todo o país. Segundo o Indicador Serasa de Cheques sem Fundos houve 19,5 cheques devolvidos por mil compensados de janeiro a setembro de 2008, contra 19,8 no acumulado dos nove meses de 2007.

Mato Grosso ficou em uma posição intermediária, 13º no ranking nacional dos estados que tiveram o mair número de cheques devolvidos. No estado foram devolvidos 37 cheques a cada mil compensados. O campeão nacional do calote com cheques é o estado de Roraima, que registrou 84 cheques devolvidos a cada mil compensados.

Já o campeão nacional da adimplência foi o estado de São Paulo que registrou apenas 15 cheques devolvidos a cada mil compensados. Na avaliação regional, o Centro-Oeste também ficou em uma posição intermediária. A região norte é a campeã dos cheques devolvidos e o sudeste registra o menor índice.

Foram registrados, no país, 1,05 bilhão de cheques compensados, de janeiro a setembro deste ano, e 20,50 milhões de cheques foram devolvidos por insuficiência de fundos. Nos nove meses do ano passado, os cheques compensados totalizaram 1,15 bilhão e os devolvidos foram 22,86 milhões.

Já na relação setembro de 2008 ante setembro de 2007, o número de cheques devolvidos, por falta de fundos, a cada mil compensados aumentou 1,1%. Em setembro deste ano, foram devolvidos 17,9 cheques por mil compensados e em setembro de 2007, foram 17,7 cheques devolvidos a cada mil compensados.

Houve 119,49 milhões de cheques compensados, no país, em setembro de 2008 e 2,14 milhões foram devolvidos por falta de fundos. Em setembro de 2007, os cheques devolvidos somaram 2,05 milhões, e houve um total de 115,95 milhões de compensados.

Ainda de acordo com o indicador da Serasa, uma empresa do grupo Experian, na variação mensal (setembro sobre agosto de 2008) os cheques sem fundos a cada mil compensados permaneceram praticamente estáveis (com variação negativa de 0,6%). Em agosto deste ano, foram compensados 110,08 milhões de cheques e devolvidos 1,99 milhão, o que representou 18,0 cheques devolvidos a cada mil compensados.

Análise

Para os técnicos da Serasa, a queda da inadimplência com cheques, entre janeiro e setembro de 2008, em relação ao mesmo período do ano anterior, pode ser explicada pela migração da dificuldade dos consumidores em honrar suas dívidas do cheque pré-datado para outras formas de financiamento como dívidas junto à instituições financeiras e administradoras de cartão de crédito, por exemplo. O aumento da inadimplência da pessoa física face à diminuição do número de cheques devolvidos reforça esse argumento.

As condições de crédito também têm piorado ao longo do ano, devido ao aumento nos custos dos financiamentos, em razão da elevação do IOF, da Selic e do spread bancário, e, recentemente, ao maior grau de incerteza causado pela crise financeira global. Com isso, os bancos e as financeiras têm adotado medidas mais rígidas para concessão de empréstimos, o que prejudica a utilização do cheque como meio de pagamento disponível.

Por outro lado, no comparativo de setembro de 2008 ante o mesmo mês de 2007, o volume de cheque devolvidos a cada mil compensados aumentou 1,1%, reflexo da alta dos juros e do maior grau de endividamento do consumidor, que pressionam a inadimplência com cheques.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/171063/visualizar/